Cantanhede: Palmira celebra hoje 103 anos rodeada pelo amor da família

Palmira de Jesus Heleno parece ter desvendado o segredo da longevidade. Celebra hoje 103 anos, de uma vida que foi dura e ao mesmo tempo doce: ficou viúva muito cedo, mas vive rodeada pelo amor dos seus seis filhos, 14 netos, 22 bisnetos e 2 trinetos.
Palmira nasceu a 12 de fevereiro de 1922, no seio de uma família humilde, na localidade de Pedreira (Febres), no concelho de Cantanhede. Hoje vive no Barracão, na mesma freguesia de Febres.
Mãe de seis filhos, ficou viúva aos 43 anos, com uma filha com 28 dias nos braços e outros quatro para criar e sustentar. Nessa altura, apenas uma das filhas estava casada.
Lucidez e memória invejáveis
Aos 103 anos, Palmira mantém uma lucidez e memória invejáveis e gosta muito de conversar. A idade até parece ter apurado a boa disposição e o humor.
Pode ler a notícia completa na edição impressa do dia 12/02/2025 do DIÁRIO AS BEIRAS
E claro está, que na altura como agora cada vez mais, despachavam-se as raparigas pelo casamento que era para elas continuarem como objectos de uso para a procriação e o cuidado, o que de resto não difere dos outros animais, onde se encontram exemplares de extremosas femininas criaturas. E este exemplar humano, que ainda bem mantém nos dias de hoje o bom estado de humor, acha que mais nada lhe esteve tão dignamente reservado quanto a procriação e o cuidado, como bem defende o Francisco e o outro ainda pior que para aí estará para vir, sempre de braço dado com a direita conservadora, que é a que sempre ocupa o território da também sempre poucochinha Cantanhede com seus poucochinhos habitantes. E assim se constroem os subtis discursos laudatórios da submissão e da subserviência feminina aos valorzinhos machos de sempre…