Estatuto Editorial
- 1O DIÁRIO AS BEIRAS é um projecto informativo independente, plural, rigoroso, que procura servir um público com opiniões e interesses diversificados, dentro da melhor tradição do jornalismo de qualidade.
- 2O DIÁRIO AS BEIRAS assume particularmente os problemas e as aspirações da Região, mas, porque os encara como parte dos problemas e das aspirações de Portugal e porque sabe que os resultados dependem, em larga medida, da evolução global do País, não se alheia de nada que possa interessar aos portugueses.
- 3O DIÁRIO AS BEIRAS acompanha atentamente a evolução da situação internacional, particularmente nos países com os quais os portugueses têm uma relação afectiva privilegiada e nos Estados e regiões onde se verificam mudanças especialmente capazes de influenciarem o curso da humanidade.
- 4O DIÁRIO AS BEIRAS rege-se por critérios estritamente jornalísticos, estimula a reflexão e a criatividade editoriais, recusa o sensacionalismo e qualquer tipo de dependência ou servilismo.
- 5O DIÁRIO AS BEIRAS não pactua com infracções ao Estatuto e ao Código Deontológico dos jornalistas, nem aceita quaisquer limitações ao direito de informar e de ser informado, para além das que resultam dos limites naturais e legais da liberdade de expressão.
- 6O DIÁRIO AS BEIRAS entende a existência de uma opinião pública informada e interveniente como condição essencial da democracia, pelo que não só rejeita quaisquer restrições à liberdade de expressão, como fomenta o debate das grandes questões que se colocam à sociedade portuguesa em geral e à região Centro em particular.
- 7O DIÁRIO AS BEIRAS não tem qualquer outro compromisso irrevogável que não com os leitores, comprometendo–se a escutar atentamente as ideias destes e a proceder às necessárias rectificações, sempre que se prove ter sido induzido em erro.