Lavos promove folclore, artesanato e gastronomia locais
A Casa do Povo de Lavos, com sede na localidade de Regalheiras, propôs e as coletividades da freguesia aceitaram. E assim nasceu o 1.º Encontro de Folclore Lavoense e Mostra de Artesanato Local, que se realiza este sábado, a partir das 20H00.
A primeira edição do evento tem lugar na Casa do Povo de Lavos, mas a partir do próximo ano será rotativo, percorrendo as coletividades da freguesia, sendo cada anfitrião o organizador. O encontro inclui gastronomia tradicional local.
Participam nesta primeira edição da atividade as coletividades com grupo ou rancho folclórico. Não é o caso da Sociedade Artística Musical Carvalhense, coletividade conhecida pela sua centenária banda filarmónica, e do centro cultural e recreativo que abrange as localidades de Outeiro, Copeiro e Franco, daí ficarem de fora do 1.º Encontro de Folclore Lavoense e Mostra de Artesanato Local.
Além do folclore das coletividades locais, o programa conta, também, com a participação da Associação Concertinas do Marquês, do concelho vizinho de Pombal. Este grupo atua a seguir aos grupos e ranchos folclóricos.