diario as beiras
Penela

Albanês Agim Sulaj inaugura exposição sobre migrantes numa freguesia de Penela

28 de junho às 15h11
0 comentário(s)
DR

Uma exposição de obras do artista albanês Agim Sulaj vai ser inaugurada no sábado na vila do Espinhal, Penela, marcando o início oficial da IX Bienal de Humor Luís de Oliveira Guimarães (BHLOG).

A abertura da exposição “Migrantes”, às 16H00, na Casa Família Oliveira Guimarães, naquela freguesia do concelho de Penela, distrito de Coimbra, conta com a presença de Agim Sula, que chegou esta semana a Portugal.

“Ele é um caminhante do mundo que, após ter deixado a Albânia, sua terra natal, sedentarizou-se em Rimini, na Itália”, disse hoje à agência Lusa Osvaldo Macedo de Sousa, diretor da Humorgrafe, a entidade que promove a BHLOG em parceria com a Família Oliveira Guimarães.

Na sua opinião, “a peregrinação de Agim Sula como migrante artístico continua imparável, deixando as suas pegadas um pouco por todo o mundo, expondo, participando em eventos e recebendo prémios” em diferentes países.

“Portugal tem sido um pouso frequente das suas estadas temporárias”, adiantou o especialista na área do humor gráfico.

A emigração é “um tema que sempre lhe foi querido”, salientou Osvaldo Macedo de Sousa, ao explicar que o cartunista albanês da diáspora está radicado há vários anos na Itália.

Agim Sulaj nasceu em Tirana, capital da Albânia, em 1960, quando o país balcânico era liderado pelo comunista Enver Hoxha.

“Esta exposição está centrada na mala”, enquanto “ícone do migrante e da luta resiliente pela sobrevivência”, de acordo com Osvaldo de Sousa, coordenador científico da BHLOG.

A organização convida as pessoas a levarem “uma mala velha”, que será devolvida, para, no momento da abertura da exposição, participarem “numa escultura coletiva de homenagem aos migrantes”.

O tema da nona edição da Bienal de Humor, que decorrerá até setembro, “é de homenagem e introspeção sobre a resistência humana contra as arbitrariedades políticas, sociais e ecológicas”, segundo a Humorgrafe.

A iniciativa “Migrantes” pode ser visitada até 26 de julho, na Sala de Exposições Temporárias José de Oliveira Lourenço, na Casa Família Oliveira Guimarães.

Apoiado pela Câmara de Penela e pela Junta de Freguesia do Espinhal, o programa, além de distinguir Agim Sulaj e o cartunista português António, celebra os 50 anos da revolução do 25 de Abril e as lutas pela liberdade.

O artista albanês receberá o Prémio Homenagem Internacional Luiz d’Oliveira Guimarães, enquanto António, do semanário Expresso, vai ser agraciado pelos seus 50 anos de atividade criativa.

Autoria de:

Agência Lusa

Deixe o seu Comentário

O seu email não vai ser publicado. Os requisitos obrigatórios estão identificados com (*).


Penela