MA e O Palco integram reputado Guia Michelin 2024

Da esquerda para a direita: Ricardo Casqueiro (MA Restaurante), Ana Vinagre e Ricardo Almeida (O Palco), e Rita Magro (“Melhor Chef Jovem”)
O restaurante japonês MA, do chef Ricardo Casqueiro, e o restaurante O Palco, do chef Marco Almeida, que é proprietário do espaço em conjunto com Ana Vinagre, são as novidades do distrito de Coimbra no Guia Michelin 2024.
A entrada dos dois restaurantes para a prestigiada lista foi revelada na noite de terça-feira, após a gala que decorreu no Palácio de Congressos NAU Salgados, em Albufeira.
Localizado no n.º 13 da rua do Norte, em Coimbra, o MA é especializado em cozinha japonesa. Para além do chef Ricardo Casqueiro, o MA é também propriedade de Luís Martins, natural de Arganil e com experiência em vários restaurantes de Londres, e da empresária lisboeta Cristina Möller.
Um dos destaques do MA Restaurante é o menu Omakase, em que o cliente dá liberdade para que o chef decida os pratos e assiste, no balcão, a todo o processo de confeção das várias propostas gastronómicas.
O nome MA é uma palavra japonesa que significa “o espaço em branco”.
O Palco
No n.º 55 da Avenida D. Afonso Henriques, em Coimbra, fica localizado O Palco. Com o foco nos produtos e produtores da região, neste espaço, produtos como ostras da Ria de Aveiro, o arroz do Baixo Mondego ou os caracóis de Ansião são algumas das matérias primas do chef que tem fortes ligações à região Centro (é natural da Guarda).
“É uma honra receber este prestigioso reconhecimento pela nossa dedicação à arte da cozinha. O que torna esta conquista ainda mais especial é o facto de sermos um dos restaurantes mais recentes em Coimbra a receber este reconhecimento”, pode ler-se na página do restaurante onde a cozinha de autor e os menus, divididos em cenas e atos, colocam no centro das atenções a qualidade e o sabor da região Centro. “Estamos emocionados por partilhar este momento único e ansiosos por continuar a proporcionar experiências gastronómicas memoráveis no Palco”, destaca a mesma publicação.
CIM Região de Coimbra tem seis restaurantes no guia
O distrito de Coimbra, que não tem nenhum restaurante com estrela Michelin, tem, no total, cinco estabelecimentos no Guia Michelin 2024: Solar do Bacalhau (Coimbra), MA (Coimbra), O Palco (Coimbra), o restaurante Marquês de Marialvas (Cantanhede) e o Olaias (Figueira da Foz). O Olaias faz também parte dos restaurantes Bib Gourmand (distinção que reconhece
restaurantes com cozinha de qualidade a um bom preço).
Olhando para os municípios que integram a Comunidade Intermunicipal (CIM) de Coimbra nota ainda para a presença no guia do restaurante Rei dos Leitões, da Mealhada.
Rita Magro galardoada com o prémio “Jovem Chef”
A cerimónia que decorreu em Albufeira premiou também Rita Magro, jovem natural de Coimbra que foi distinguida com o prémio “Jovem Chef”. Com formação na Escola Hotelaria e Turismo de Coimbra, a conimbricense tem mostrado talento e criatividade no restaurante Blind, espaço localizado na rua Entreparedes, no Porto, e que integra o Torel Palace Porto. “Apesar de ser o nosso dia a dia, o maior desafio é estarmos sempre no nosso melhor, quando entregamos excelência todos os dias e vemos resultados nos nossos clientes com isso, nunca mais queremos baixar de nível”, declarou a chef Rita Magro, citada numa publicação do Blind.
Pode ler a notícia completa na edição impressa e digital de hoje do DIÁRIO AS BEIRAS


