Figueira da Foz: Navio mercante mais estabilizado
Esta tarde, cerca das 15H20, o comandante da Capitania do Porto da Figueira da Foz, Pedro Cervaens, afiançou, ao DIÁRIO AS BEIRAS, que a embarcação estava “mais estabilizada” do que durante a manhã.
“Conseguimos dar mais estabilidade ao navio, que esteve sempre atracado no cais e, por isso, não limitava a atividade do porto. O objetivo é tapar [esta quarta-feira] o rombo que tem na proa, a bombordo, e conferir-lhe mais flutuabilidade. Depois terá de ser retirada a carga e ser reparado o rombo, para poder sair do porto”, acrescentou aquele responsável.
O “Orko”, segundo Pedro Cervaens, já chegou ao Porto Comercial da Figueira da Foz com o rombo no casco, porque “já estava meio adernado quando atracou”. “Se o rombo acontecesse longe da Figueira da Foz, não teria conseguido chegar a este porto”, sustentou o comandante da capitania.
Este navio mercante foi agenciado pela empresa figueirense Eurofoz, de quem, até este momento, não foi possível obter declarações.
O que parece que ninguém está interessado em esclarecer é onde e quando o navio embateu que permitiu a entrada de água e se o Piloto da Barra já estava a bordo quando o incidente ocorreu!
Um rombo na proa não põe em risco de afundar o navio.. Tem a antepara de colisão, tanque pique de vante, esgoto da proa etc.
A história é que se deva tratar dum navio em mas condições de segurança no que respeita à integridade de casco.
Espero que o capitão do Porto desenvolva as demarches para o navio só poder sair quando respeitar a solas, marpol e MLC