Coimbra: Criança impedida de almoçar no primeiro dia de escola
DR
Um pai de uma criança de seis anos acusa o Centro de Social da Adémia (CSSA) de não ter permitido que o filho almoçasse porque a refeição não tinha sido marcada com antecedência. Num e-mail, o pai relata que no primeiro dia de escola, às 13H17, recebeu uma chamada de uma funcionária da escola, dando conta que “o Centro da Adémia (entidade que fornece as refeições) não “abria mão” para atribuir a refeição ao aluno”, pelo que teria de o ir buscar para lhe dar o almoço. O pai – que não rejeita responsabilidades por não ter efetuado a marcação – refere que não conseguiu aceder à plataforma online e, por esse motivo, deslocou-se à sede do agrupamento para saber como proceder. Nessa reunião, foi informado que “mesmo sem marcação, a refeição estaria na mesma assegurada”.
Sobre este caso, a autarquia refere que não existe registo de contacto com os serviços municipais com vista à resolução imediata do ocorrido. Porém garante que “nunca impediu qualquer criança de almoçar, sendo esse um princípio que orienta de forma inequívoca a sua atuação”. Após ter tido conhecimento deste episódio, a autarquia promoveu uma reunião, onde estiveram presentes responsáveis da escola, do centro e da autarquia.
Ler notícia completa na edição de hoje do DIÁRIO AS BEIRAS

Mau funcionamento do Centro e até desumanidade. Não permitir que uma criança tomasse a refeição por um lapso que fosse, é Absolutamente selvagem!
Jamais a Autarquia o permitiria. Devem querer dar razão à senhora simples ministra que disse ser necessário vigiar e proporcionar refeições próprias às crianças nas escolas, quando DESCONHECE que a Autarquia tem um engenheiro alimentar SÓ PARA ESSE EFEITO!
VERGONHOSO!
Ordinarias fazer o mesmo onde se vio falavam com os encarregados depois são ordinarias
Mau serviço prestado já lá fiz um estágio de um ano e também fiz um CEM+ nunca recebi o pagamento do segundo estágio que fiz não podia dar faltas para ir ao médico a Doutora de lá um pouco mal educada e algumas funcionárias também invejosas… Neste caso da criança muito triste mesmo ficar sem refeição espero que quem o fez tenha vergonha na cara enfim…
Em pleno séc 21 é uma notícia de pasmar ,seja de que lado possa estar a dita cuja burocracia,seria resolvida ao fim do dia, depois de se dar a refeição á criança.
E esta isto á cada uma …
Deveriam ser especializados todos antes de estar com as crianças pois a muitas pessoas que nao tem formações .
Formações são experiências que tem que ter.Antes de iserser nas cantinas das escolas . As crianças começam a ficar traumatizadas no começo da escola por favor nunca se deve negar o prato comida nem água eu vou me diativicar pois trabalhei com a ikka vamos ser sinceros os trabalhadoras que colocam são pessoas que nao tem qualquer experiência com crianças muitas são agressivas por favor vamos tomar atenção aos nossos filhos hoje é do meu amanhã podem ser os dos vossos a vida e rotativa eles são os futuros agradeço Márcia Soares obrigado pela atenção
O meu filho tem 35 anos e eu ainda não consigo esquecer que a educadora de infancia dele em Machico , mudou as crianças todas de turma no infantario e nao mudou o meu filho. Retirei o imediatamente do infantario e arranjei empregada interna , pois dependia só de mim.participei dela e ela defendeu se que eu ia para o café e chegava tarde para o buscar, querendo dizer que eu nao queria saber dele e doidivanas. Eu vinha do servico a 40 km bem rapido porque o horario do serviço assim me obrigava , por terminar tarde, e nunca fui pessoa que fosse a cafés.
Estas coisas marcam muito os pais e poem nos na retranca com educadores e professores.Talvez por estes comportamentos hoje os pais se imponham , as vezes, de formas mais duras e até injustas, nao o do caso relatado, fazendo jus ao que no passado acontecia .
Esta situação de não darem comer à criança é maldade de quem la trabalha. Era a primeira vez que acontecia e nem 1 vez deixaram os pais falhar, que depois se veio a saber que o assunto tinha ficado resolvido, com quem tb nao comunicou ao refeitorio.
E de uma desumanidade total fazerem isso a uma criança de 6 anos. Coitada daquela criança, imagino como deve ter se sentido. Mais humanidade precisa se
Inadmissível,deixar uma criança sem almoçar,depois de estar na escola horas seguidas em aulas.
Os responsáveis devem ser seriamente punidos,para que o caso não se repita.
Não desejo que está senhora (funcionária do governo) tenha um dia um filho ou um neto na mesma situação. Pois gostaria de ver sua reação
É inacreditável o que se passou com esta criança!
Para mim isto é inadmissível, davam-lhe o almoço e depois resolviam a questão do pagamento. A funcionária da escola ficou sem almoçar?
Lamentável! Até a prória funcionária podia ter resolvido o assunto. Acertando depois com o pai. Falta de sensibilidade para com o outro. É uma criança de 6 anos…
Continua a vergonha humana desta Escola perante um problema simples de resolver. Logo no primeiro dia de aulas é muitíssimo triste.
É elegerem o partido do Chega que podem crer que este nojo de vergonha acabava e muito mais coisas iriam acabar neste país em favor dos verdadeiros portugueses, enquando andarem a eleger os mesmo do costume Portugal vai continuar a ser a retrete da europa que se diz ser pertencente a esta união europeia de parasitas na politica,ponto final e parágrafo.
Mais uma vez que vergonha nem a um adulto quanto mais uma criança já aconteceu comigo com uma criança que criei abandonado pela mãe doente mental e fizeram ele sair da cantina
É inaceitável que uma criança de apenas seis anos seja impedida de almoçar por falha administrativa ou falta de marcação dos pais. Independentemente de qualquer burocracia, estamos a falar de um direito básico: a alimentação. Nenhuma criança deveria passar por uma situação humilhante ou constrangedora como esta dentro da escola, que deveria ser um espaço de acolhimento e proteção. A responsabilidade dos adultos não pode jamais recair sobre os mais pequenos. É urgente que haja mais sensibilidade e humanidade neste tipo de decisões.
Que trauma que a criança vai ter por não se alimentar,falta de preparo dos profissionais
Absolutamente inadmíssivel não fornecer o almoço a uma criança. Geralmente, sobra comida nas cantinas e uma criança não come como um adulto. Por cima disto, foi de uma negligência e desumanidade totais.
Bandalhos.camara, junta e centro social.
Gostaria de saber se o ou os funcionários que impediram a criança de almoçar gostariam que lhes fizessem o mesmo aos vossos filhos??? Isto é desumano e selvagem !!!
Lamentável deixar uma criança sem comer, se filho fosse dessa ou desse funcionário queria ver se deixava sem comer.
Todos nós erramos.
Lamentável deixar uma criança sem comer, se filho fosse dessa ou desse funcionário queria ver se deixava sem comer.
Todos nós erramos.
Eu trabalho numa cantina escolar e quando a criança n consegue marcar o almoço, o mesmo esta assegurado.
Há sempre comida para os q n conseguem… Vai uma I formação para o E E para pagar o almoço do menino…. Os pais vão a plataforma e efetuam o pagembto.
Metade das crianças n 2feira almoçaram sem fazer a prévia marcação, pq era o 1 dia de aulas… E mtos nem conseguiaram entrar na plataforma….
Se fosse meu filho a funcionária da cantina ia a ver comigo…. Aí ia ia…
Aconteceu comigo o mesmo tive que ir buscar as minhas filhas da pré pois disseram que não permitem dar refeições escolares sem marcação mesmo a pagar e que como o pai era encarregado e não eu que tinha mudado ainda não constava no agrupamento,aliás agora consta com um nome que não é meu
E uma vergonha negar uma refeição a uma criança .Se for preciso no fim do dia vai comida para o lixo ,ou às empregadas levam para casa. Que vergonha como e que e possível?
Não se nega almoço a uma criança. Gente desumana. Deviam ser despedidos.
Tratavam depois do assunto com o pai.
Lamentável. É preciso ser “notícia” para reunirem e tomarem decisões. A plataforma está a funcionar mal em todo o país…
Embora não tenha a ver propriamente com o assunto,tem a ver com refeições. É triste e lamentável o que servem às crianças para comer, vão verifiquem… além de estarem limitados a dosagem
Não é aceitável, seja qual for a desculpa usada. Tanta preocupação, aparente, com as crianças e depois há quem faça uma coisa destas. Apesar de tudo, prefiro pensar que tenha sido decisão de uma pessoa e não “políticas”, sejam da escola ou de autarquias. Além de todo o resto, alguém já pensou como se terá sentido a criança, confrontada com a situação? Se foi “uma pessoa” a tomar uma atitude cruel, é triste e imperdoável, mas é apenas uma. Ou seja, pode ser corrigida para que não volte a acontecer. Se são”políticas ” é mais grave porque se vai repetir, seja nessa escola ou em qualquer outra. Nesta altura, em que seria suposto termos o bem das crianças como prioridade, isto não é admissível. Gostaria muito de saber o que vai ser feito a respeito disto. 9
Portugal no seu melhor no momento que eu tenho de levar comida para o meu filho comer porque tem autismo e selectividade alimentar ja acredito em tudo mas leitinho de soja ou sem lactose ou sumos e tofu para os meninos isso põe …
Sendo a culpa ou falta dela em relação aos pais ou á instituição, de forma alguma uma Criança pode ficar sem a refeição… Além de violento é desumano, desproporcionado e acima de tudo ridículo quando sabemos que dezenas de refeições são simplesmente deitadas no lixo, porque sobram e porque não deixam serem aproveitadas por funcionários ou funcionárias com dificuldades financeiras. Quem tomou a responsabilidade de não autorizar a disponibilidade da refeição á Criança, deveria ser colocada em casa um mês de Processo Disciplinar para que tomasse consciência do mal que fez. Mesmo não tendo sido paga a refeição, é animalesco negar um prato de comida a uma criança. Se fosse a sua filha, neta ou filha de uma vizinha ou amiga, com certeza que não estaríamos aqui a falar do assunto pois o prato da refeição iria aparecer nem que tivesse que “roubar” um bocadinho aos outros pratos para lhe dar. Simplesmente triste…
Se fosse estrangeiro teria logo acesso a tudo e mais alguma coisa..
Francamente nos dias de hoje é completamente incompreensível e condenável este tipo de situações!
Espero muito honestamente que a entidade em questão receba as coimas necessários perante este acto escabroso e desumano…
Espero ao menos que a escola tenho conseguido desdobrar entre todos e dado alguma coisa a pobre criança. Que sem culpa nenhuma foi a que mais sofreu no meio disto tudo.
Negligencia ou não por parte dos Pais, nenhuma entidade que se preze deveria aceitar este tipo de atitudes, privando uma criança de comer.
Simplesmente desumano.
Como sempre neste país, os funcionários públicos ou das autarquias nunca são responsáveis de nada, o responsável é sempre o governo ou o presidente da câmara, independentemente da cor política, a pessoa(s) que lhe recusaram a refeição estão isentas de qualquer culpa, moralmente são pessoa(s) de uma índole intocável, deixar uma criança sem refeição para castigar o pai, e não pedirem só pai um papel qualquer assinado pelo papá,já foi uma sorte para o mesmo, o funcionário(s) não servem refeições, fazem favor as crianças e aos pais.
Como sempre neste país, os funcionários públicos ou das autarquias nunca são responsáveis de nada, o responsável é sempre o governo ou o presidente da câmara, independentemente da cor política, a pessoa(s) que lhe recusaram a refeição estão isentas de qualquer culpa, moralmente são pessoa(s) de uma índole intocável, deixar uma criança sem refeição para castigar o pai, e não pedirem só pai um papel qualquer assinado pelo papá,já foi uma sorte para o mesmo, o funcionário(s) não servem refeições, fazem favor as crianças e aos pais.
Absolutamente inacreditável! Deixar uma criança de seis anos sem almoço por um equívoco do pai, situação que seria facilmente resolvida no dia seguinte!!!!
Estamos num país de anormais; esta entidade devia ser imediatamente banida de concursos de fornecimento de refeições a qualquer tipo de departamento publiou privado!!
INACEITÁVEL E IMPERDOÁVEL!!! Este Centro não tem capacidade para estar a prestar serviços a entidades que estejam diretamente ligadas a crianças e jovens.
Deveria ser retirado o Alvará!
Receio que a selvajaria dos bandidos assassinos israelitas, que matam à fome crianças, tenha chegado ao Centro social da Adémia
Se numa escola de 500 alunos, por “lapso”, os 500 pais se esquecerem de marcar a refeição, como deve proceder a escola?
A escola fez o que está estipulado e é falado em TODAS as reuniões que antecedem o início do ano escolar.
O pai só tinha que ir buscar e dar-lhe a refeição, uma vez que por sua própria irresponsabilidade não a marcou. E a plataforma não estar a funcionar nem é justificação sequer por isso acredito que a “deslocação” ao município nem aconteceu.
No dia em questão, ao entregar a criança bastava avisar que não conseguiu fazer a marcação e a refeição seria sim e assim assegurada. Não se lembrou?? Assume a responsabilidade e vai buscar a criança para almoçar.
Se não tivermos dinheiro no supermercado, não levamos as compras e isso não é desumano, é a lei.
Se não entregarmos o IRS no prazo pagamos multa.
Este senhor teve, pelo menos, 15 dias (se for já aluno da instituição teve muitos mais) para a marcação da refeição.
Sou mãe de dois e todos os meses tenho um alarme ao dia 28 para a marcação das refeições do mês seguinte. Sou perfeita? Nem de perto, cometo imensos erros, mas tenho que os assumir! Não há forma de mudar e melhorar comportamentos sem assumir responsabilidades.
Agora, o pai fazer notícia disto?? Mostra que efectivamente tem as prioridades trocadas e deveria colocar o seu filho em primeiro, principalmente quando o erro foi única e exclusivamente seu.
Sejamos mais humanos com as pessoas que trabalham nas escolas e todos os dias cuidam dos nossos filhos! Sobrecarregá-los com as nossas responsabilidades, não é desumano?
Empatia precisa-se!
P. S.- E sim, o pai poderia estar a passar por um período menos bom. Não soube foi ser humilde e lidar com isto da melhor forma… Mas ninguém é perfeito… O que há a tirar disto é que o Mundo é redondo e todos precisamos uns dos outros! Devemos respeitar todos e dar o nosso melhor!
As escolas num contexto geral deveriam ser mais fiscalizadas,pois em algumas delas as refeições são de ma qualidade e inapropriadas para criança em fase de desenvolvimento intelectual.
Crianças comem pior que recluso em cadeia.Fato.
Meamo que não haja informação ou registo, o que está em causa é a desumanidade de quem presta um serviço. Estamos a falar de uma criança. Quanta comida descartada nesse dia pelo serviço? Triste humanidade que não defende oa mais vulneráveis da sua espécie.
“nunca impediu qualquer criança de almoçar, sendo esse um princípio que orienta de forma inequívoca a sua atuação” é completamente mentira. Este centro social é repetente no que respeita a deixar meninos sem almoço. O pior é que mesmo os pais denunciando o assunto à câmara nada é feito. Eu tenho uma a reclamação endereçada aos mesmos de há dois anos numa situação similar, estava fora da cidade, expliquei que não tinha quem o fosse buscar, disse que pagava o almoço quando o fosse buscar, e mesmo assim eles são implacáveis… até hoje ainda sem resposta pela câmara…Pior… existe um esquema montado pelo centro social que não permite aos pais desmarcar em tempo útil os almoços, como nas outras escolas – em que se pode, por exemplo em caso de doença e falta da criança, cancelar o almoço até às 10h do próprio dia. Nesta instituição dado o seu estatuto especial, vedam a marcação/desmaração de almoços até às 15h do dia anterior. Se houver almoços a mais de meninos que faltaram não deixam essa refeição ser atribuída a outro que eventualmente não tenha marcado. Vai para o lixo e a câmara paga na mesma. Pagamos todos. Quantas refeições não são pagas pela câmara de meninos que faltam e podiam ter desmarcado? Não serão suficientes para cobrir uma falha? Investiguem que isto tem interesses por detrás.
“nunca impediu qualquer criança de almoçar, sendo esse um princípio que orienta de forma inequívoca a sua atuação” é completamente mentira. Este centro social é repetente no que respeita a deixar meninos sem almoço. O pior é que mesmo os pais denunciando o assunto à câmara nada é feito. Eu tenho uma a reclamação endereçada aos mesmos de há dois anos numa situação similar, estava fora da cidade, expliquei que não tinha quem o fosse buscar, disse que pagava o almoço quando o fosse buscar, e mesmo assim eles são implacáveis… até hoje ainda sem resposta pela câmara…Pior… existe um esquema montado pelo centro social que não permite aos pais desmarcar em tempo útil os almoços, como nas outras escolas – em que se pode, por exemplo em caso de doença e falta da criança, cancelar o almoço até às 10h do próprio dia. Nesta instituição dado o seu estatuto especial, vedam a marcação/desmaração de almoços até às 15h do dia anterior. Se houver almoços a mais de meninos que faltaram não deixam essa refeição ser atribuída a outro que eventualmente não tenha marcado. Vai para o lixo e a câmara paga na mesma. Pagamos todos. Quantas refeições não são pagas pela câmara de meninos que faltam e podiam ter desmarcado? Não serão suficientes para cobrir uma falha? Investiguem que isto tem interesses por detrás.
Se fosse o filho do presidente da câmara municipal já isto não se teria passado . Devia de ser o filho da chefe da da Ademia ou de o filho de alguém com poder na câmara até lhe beijavam o cu.
Uma vergonha! Essa é a pessoa qualificada para trabalhar com crianças? Deveria ser demitida e processada.
Na escola da minha neta a em fermentelo a professora disse se não paga-se o almoço em 24hs minha neta não ia comer.