Pampilhosa da Serra: Aumento de viúvas leva a refletir sobre o luto
Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra
O aumento do número de viúvas no concelho da Pampilhosa da Serra levou as duas psicólogas da autarquia a percorrer, entre os dias 14 e 23 de outubro, 10 localidades para promover sessões de reflexão, partilha e consciencialização sobre o processo do luto.
“Apercebemo-nos que, recentemente, estavam a ocorrer muitos óbitos masculinos, que muitas mulheres estavam a ficar viúvas e a terem de lidar com este fenómeno”, contou a vice-presidente do Município da Pampilhosa da Serra, Alexandra Tomé.
A iniciativa pretendeu assinalar o Dia da Saúde Mental, comemorado a 10 de outubro, e decorre no âmbito do Plano de Prevenção em Saúde Primária da autarquia. Participaram na atividade 122 pessoas com idades entre os 44 e os 97 anos.
Vera Barata, uma das psicólogas que integrou este projeto, revelou ao DIÁRIO AS BEIRAS que há também um aumento do número de pais que têm perdido os filhos.
“Quando existe a perda de um marido ficam as mulheres ficam viúvas, quando acontece a perda de um pai os filhos órfãos, mas a perda de um filho nem existe uma palavra para identificar estes casos”, referiu a também técnica do Gabinete de Ação Social.
Pode ler a notícia completa na edição de hoje (26/10/25) do DIÁRIO AS BEIRAS


