Francisco Maio Matos apontado para a presidência da ULS de Coimbra
DR
O médico Francisco Maio Matos é um dos nomes apontados para assumir a presidência do conselho de administração da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, no âmbito do processo de substituição das administrações das ULS a nível nacional. A confirmar-se esta solução, Inês Rosendo deverá assumir a direção clínica, enquanto Carlos Santos e Célia Cravo integrarão o conselho como vogais. O cargo de enfermeiro-diretor deverá ficar a cargo de António Marques.
Francisco Maio Matos é atualmente diretor do Serviço de Anestesiologia da ULS de Coimbra, tendo um percurso ligado à instituição hospitalar conimbricense. As alterações na administração surgem no contexto da cessação de funções de vários conselhos de administração das ULS, cujo mandato terminou a 31 de dezembro de 2025.
O tema foi abordado ontem pela ministra da Saúde, Ana Paula Martins, em declarações aos jornalistas, na Figueira da Foz, à margem de uma visita ao hospital local, sede da ULS do Baixo Mondego (ver página 11). Sem adiantar nomes, a governante explicou que, das 10 administrações que cessaram funções no final do ano passado, “em alguns casos já há decisões tomadas” e noutros o processo “continua em avaliação”.
Questionada sobre se a substituição da administração da ULS de Coimbra é irrevogável, Ana Paula Martins revelou que a decisão já foi comunicada pelo diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), acrescentando que o Governo irá avançar com a mudança dos administradores “nos próximos dias”
Pode ler a notícia completa na edição impressa e digital de hoje (06/01/2025) do DIÁRIO AS BEIRAS
