Coimbra

Ana Abrunhosa esclarece que os SMTUC vão continuar a assumir o passe dos transportes de alunos de fora do concelho

23 de março de 2026 às 17 h05
0 comentário(s)
Fotografia: Arquivo

Os passes de autocarro dos alunos que vêm de fora do concelho de Coimbra para estudar na cidade vão continuar a ser pagos pelos Serviços Municipalizados dos Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).

A garantia foi dada esta tarde, no início da reunião camarária, pela presidente do município, Ana Abrunhosa. Esta decisão foi anunciada quatro dias depois dos SMTUC terem informado que não iriam continuar a suportar este gasto, por os estudantes não serem residentes no Concelho.

Agora, Ana Abrunhosa esclareceu que a gratuitidade vai manter-se, às custas dos serviços municipalizados porque, no atual modelo do Governo, apenas é assegurado o pagamento de um passe, ou seja, nestes casos, dos autocarros SIT Região de Coimbra, que fazem a ligação à cidade. A presidente da Câmara de Coimbra revelou que os concelhos da periferia recusaram-se, numa reunião da CIM-Região de Coimbra, a assumir o encargo de um segundo passe.

“Na iminência desses jovens terem de pagar, o Município de Coimbra informa as famílias desses jovens que vai continuar a suportar, temporariamente, o valor desse passes, até haver um passe intermodal, que será pago pelo Governo”, afirmou a autarca, concluindo que “os municípios da CIM-RC estão a equacionar de forma séria a adesão à intermodalidade”. De acordo com a vereadora do PSD, na oposição, Ana Cortez Vaz, 22% dos alunos que frequentam o Ensino Secundário na cidade são de fora do concelho.

| Mais informação na edição de amanhã do DIÁRIO AS BEIRAS

Deixe o seu Comentário

O seu email não vai ser publicado. Os requisitos obrigatórios estão identificados com (*).


Últimas

Coimbra