diario as beiras
CoimbraGeral

Intervenção para melhorar a qualidade de vida dos doentes oncológicos

08 de fevereiro às 11 h53
0 comentário(s)

Portugal e mais cinco países europeus vão testar uma intervenção que visa melhorar a qualidade de vida dos doentes oncológicos mais velhos, no âmbito de um projeto que obteve seis milhões de euros de financiamento.

Trata-se de uma intervenção que conta com um “navegador” que vai fazer a ponte entre o sistema de saúde, sistema social e outros serviços na comunidade consoante as necessidades do doente e da família.

O projeto “EU NAVIGATE – Implementação e avaliação da intervenção de navegação para pessoas mais velhas com cancro e seus cuidadores familiares: um ensaio clínico randomizado pragmático e internacional” vai ser realizado por um consórcio que junta equipas de investigadores da Bélgica, Holanda, Irlanda, Itália, Polónia e Portugal, informou a Universidade de Coimbra, numa nota de imprensa enviada à agência Lusa.

Em Portugal, o estudo é coordenado por duas especialistas em cuidados paliativos da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), Bárbara Gomes e Maja de Brito, bem como pelo docente da FMUC e atual presidente do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Vítor Rodrigues.

O projeto traduz-se num programa de acompanhamento de doentes oncológicos com 70 ou mais anos, e da sua família, ao longo trajetória da doença, incluindo o fim de vida.

Esse acompanhamento vai ser feito por uma pessoa que não faz parte da equipa clínica do doente, que pode ou não ser um profissional de saúde, como, por exemplo, um voluntário.

Autoria de:

Deixe o seu Comentário

O seu email não vai ser publicado. Os requisitos obrigatórios estão identificados com (*).


Últimas

Coimbra

Geral