Coimbra: Novo espaço do Exploratório desafia crianças a serem criativas
O Exploratório – Centro de Ciência Viva da Universidade de Coimbra inaugurou, ontem, o novo espaço de exploração ativa: a sala “CriaAtividade” que tem como objetivo desafiar as crianças a criar, explorar, construir, desconstruir num ambiente de cor e animação.
“Nós quisemos fazer um espaço onde as crianças podem aprender a ser engenheiros. Podem construir, reconstruir ou criar, onde podem desenvolver o trabalho coletivo, a experimentação e o erro”, disse ao DIÁRIO AS BEIRAS, o diretor do Exploratório, Paulo Trincão, durante a apresentação que decorreu na sala “CriaAtividade”.
Para as crianças dos 0 aos 12 anos
Dirigido a crianças dos 0 aos 12 anos, os vários espaços da sala pretendem ser um local de experimentação como forma de incentivar as crianças a pensar e a experimentar. Com diferentes materiais modulares, as construções apelam à criatividade e a momentos de brincadeira sob o olhar dos monitores, famílias ou dos professores.
Para a elaboração deste espaço, a equipa responsável pela criação visitou o Encontro Nacional de Museus e Centros de Ciência, que aconteceu em Malta, onde decorreu uma mostra de estruturas e materiais novos que estão disponíveis para este tipo de organizações.
Ler notícia completa na edição de hoje do DIÁRIO AS BEIRAS



