Ciclismo: Morgado “bisa” na Figueira
FotoBraga
António Morgado voltou a vencer na Figueira da Foz, este sábado, na 4.ª edição do Figueira Champions Classic, revalidando o título conquistado em 2025.
O português da UAE Emirates impôs-se no final dos 177,8 quilómetros, concluídos em 4:19.13 horas, batendo ao sprint o espanhol Alex Aranburu (Cofidis), com Pau Martí (NSN) a fechar o pódio, a nove segundos.
Na véspera Morgado tinha assumido que seria “complicado” repetir o triunfo de 2025, mas garantiu que o plano estava traçado: “Ou eu ou a equipa, essa é a missão, ganhar um de nós”. Contas feitas, deu para ambos os objetivos. Depois de, em 2025, ter andado 21 quilómetros em solitário, este ano, Morgado apenas pôde festejar a 25 metros da meta.
A corrida, disputada num percurso marcado pelas subidas ao Parque Florestal (1.ª categoria) e a Enforca Cães (2.ª categoria), voltou a oferecer o cenário ideal para o talento de Morgado, mas, desta vez, muito às custas do trabalho coletivo da UAE Emirates. Brandon McNulty foi o principal pilar da estratégia, endurecendo o ritmo na última volta e reduzindo o grupo da frente até deixar Morgado apenas com Aranburu na aproximação à meta.
Pode ler a notícia completa na edição impressa e digital de hoje (16/02/2026) do DIÁRIO AS BEIRAS
