Opinião: Pela decência, contra a indecência!

Posted by
Spread the love

Vou fazer um grande esforço, mesmo muito grande, para não escrever o que a minha “alma” manda. Desculpa lá minha “alma”, mas hoje vai ter de ser!
Faço-o pela decência, contra a indecência!
O que aconteceu ontem na CIM ficará nos anais da história (menor) recente da região de Coimbra. Empurrar um quadro muito qualificado, um cidadão insigne, para uma derrota anunciada é de enorme violência.
Algo está mal na política distrital e regional. Diria mesmo, muito está, mais muito, mal! E ainda estou para saber, como é que algumas pessoas podem dormir descansadas…porque dormem!
Quando um cidadão é indicado para uma função, o primeiro trabalho é garantir a sua eleição.
A inabilidade em política paga-se caro; muito caro mesmo!
A responsabilidade maior de uma liderança política, é garantir que o cidadão comum percebe na perfeição a comunicação que lhe é dirigida.
Pois. Só que o contrário não sendo comum, também é verdadeiro!
O que se passou na CIM foi exactamente o contrário. E o contrário foi a demonstração da falta de preparação para levar adiante uma política de desenvolvimento distrital e regional. A região ficou uma vez mais descredibilizada!
Além do mais, todos poderemos ficar prejudicados dado que existem investimentos com apoio da União Europeia que urge tratar com responsabilidade e urgência.
Quem assumirá a responsabilidade se tal falhar? Alguém, ou, como é hábito a culpa morre solteira, “limpa-se a água do capote”, e o vizinho é que era, foi, o idiota?
E vão ser eleitos com o beneplácito do Povo (voto) eleitor que pode não perceber as implicações! Ai se percebe…!!!
Escrevi há algumas semanas, que os “umbigos” se iriam sobrepor à vontade comum. Até parece que sou bruxo. Mas não. Estava claro que assim iria ser, quando se aproximam eleições. E estas, autárquicas, são de primordial importância, sobretudo quando não é certo que a legislatura não seja interrompida. Porque se tal suceder, muitos há que verão interrompido o seu mandato na Assembleia da República. E o que vão fazer a seguir?
Se calhar, é melhor começar já a pensar no futuro…digo eu!
Para nosso descanso, cá do Povo, afinal, quem irá assumir a função de Secretário Executivo da CIM?
O candidato mal votado, depois de uma flic flac (cambalhota) dos presidentes eleitores, de modo a lavar a cara (uma mão lava a outra e as duas lavam a cara)?
Um presidente em final de mandato que arrisca 11 meses para tentar ficar no futuro?
Um presidente que não quer regressar à sua anterior função (trabalho), porque dá como adquirido uma nomeação para um local qualquer mesmo que desinteressante?
Quem for será sempre a segunda escolha. Terá de viver com isso. Com esse estigma. Que passará, se for qualificado, competente e determinado.
De qualquer modo, vamos esperar por novos capítulos. O primeiro dos quais, saber, e sobretudo apreciar, quem vão ser os candidatos – vencedores – às autarquias no próximo mês de Outubro.
O Povo espera.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.