Opinião: Contemplar o rio

Posted by
Spread the love

O que propõe para levar gente à praça da Europa?

Na minha coluna opinião da semana passada, falei em aproximar a Baixa do rio. Acredito que essa estratégia terá que indubitavelmente passar pela Praça Europa.

A Praça Europa é a versão figueirense da tradicional praça do município que encontramos um pouco por todo o país. Em tempos aquele foi um ponto nevrálgico das atividades promovidas pelo município para os cidadãos do concelho, onde se destacava a Feira das Freguesias.

Desde 2013 que essa singular importância foi praticamente posta de lado. Ano de inauguração da Praça João Ataíde, que desde então se assume como o lugar ideal para grandes eventos de mobilização popular.

Dada esta realidade, é necessário encontrar uma solução que mitigue a falta de utilidade que aquela privilegiada praça vive nos dias de hoje. Na minha opinião o Rio assume-se como o caminho de futuro daquele espaço. A cidade da Figueira da Foz vive praticamente alheia às virtudes doo Rio.

Excluindo a rampa de acesso da Marina e a praia do Forte, que têm utilidades bem explícitas, o Rio só pode ser usufruído de forma tranquila junto às instalações do Ginásio Clube Figueirense na Fontela, não havendo na cidade qualquer infraestrutura de relevo no principal canal do Rio. É por demais premente resolver este problema, sendo envolvências da Praça Europa o lugar por onde deveremos começar.

Tomemos a reabilitação da Ribeira das Naus em Lisboa como exemplo, um espaço que no passado possuía margens bastante similares aquelas que encontramos no nosso Rio. Hoje, impõem-se como um espaço de contemplação e usufruto do Rio Tejo, com um aspeto limpo e coberto por um extenso relvado.

Também nas proximidades se encontra um marco Lisboeta que podia ser adaptado à nossa realidade, o Cais das Colunas, crendo eu que se enquadraria perfeitamente, como forma de celebrar o Rio e a importância singular que aquela “estrada” de água do século XIX teve para o desenvolvimento da nossa cidade. Para mim, a Praça Europa deve-se reabilitar com o rio em mente, preservando o Relógio de Sol e oferecendo aos cidadãos do concelho da Figueira da Foz um novo espaço de lazer.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.