Opinião: Portugal honrará sempre os seus melhores

Posted by
Spread the love

Luís Santarino

Com a doença de Mário Soares, veio-me à lembrança um conjunto de personalidades que cedo se “despediram” da democracia portuguesa.

Álvaro Cunhal e Sá Carneiro que infelizmente já partiram, mas que nos legaram um testemunho imenso de coerência e seriedade intelectual, com Mário Soares e Freitas do Amaral “armaram” dos melhores debates da política portuguesa.

Tenho para mim que milhões de portugueses se acotovelavam, à direita e à esquerda, para assistir aos argumentos mais conseguidos.

Foi numa época em que a construção de uma sociedade livre e democrática teve alguns sobressaltos, é certo, com dificuldades de relacionamento, mais do que certo, mas a figura ímpar de Mário Soares sempre se conseguiu impor pela palavra, a todas as tentativas de rebelião anti liberdade.

A liberdade é um valor a defender. Mesmo aqueles que não a entendem como valor supremo do homem, dela deverão usufruir. Porque a seu tempo, quando crescem, quando amadurecem para vida, a experiência ensina que nenhum homem é diferente do seu semelhante.

Pois bem.

Hoje, invocando esses homens de antanho, o seu trabalho, a sua coerência, o seu espírito de sacrifício e solidário, deveremos olhar para Portugal com duríssimo sentido crítico.

Todos deles herdámos diferenças, mas na igualdade de tratamento, na defesa da saúde, da justiça, da educação e da justiça social. Nunca por nunca, nenhum deles se atreveu a colocar em causa os princípios basilares dos direitos e deveres de cada cidadão.

A doença de Mário Soares espevita-me o orgulho de, apesar de bastas vezes ter estado contra ele enquanto militante socialista, mas também e não menos vezes, tentar segui-lo no que tinha de mais puro.

A sua amizade por Diogo Freitas do Amaral e Adriano Moreira é um sinal claro do que pretendia da sociedade portuguesa. Um

País que é de todos, porque todos dependemos de todos.

A Europa está a perder as sua melhores referências e a atolar-se em algo inimaginável num futuro próximo, se não emergir alguém com a sua têmpera.

Hoje, hoje mesmo, poucos lhes seguem o caminho. Ouvem-nos, abanam afirmativamente a cabeça, mas logo, mesmo logo, estão a fazer o contrário.

Queiram ou não, se Mário Soares não sobreviver – e teria de escrever isto em vida – e a vida prega sempre partidas, foi o homem que mais marcou a sociedade portuguesa.

Independentemente de se gostar do estilo, será sempre, com muitos outros, um grande lutador pela liberdade.

Bastaria ter escutado a declaração de António Guterres perante o Mundo, para saber que também ele, bebeu muito dos seus ensinamentos, porque o seu caminho confunde-se com Portugal e com os portugueses.

Portugal honrará sempre os seus melhores!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.