Intervenção em linhas de água de Leiria vai custar 183 mil euros e demorar quatro meses

Posted by
Spread the love

Mais de vinte quilómetros das linhas de água do concelho de Leiria vão ser alvo de uma intervenção de conservação e reabilitação estimada em 183.281,99 euros, anunciou na quinta-feira a Administração Regional Hidrográfica do Centro (ARH).

As obras vão decorrer durante quatro meses e integram-se no Plano Estratégico de Reabilitação de Rios, explicou o diretor de serviços da ARH durante uma conferência de apresentação do projeto, que precedeu a assinatura do auto de consignação da empreitada.

Nuno Bravo sublinhou que esta iniciativa “terá um caráter inovador e servirá de modelo para futuras intervenções”, destacando o acompanhamento de proximidade a realizar por diversas entidades, como a Câmara de Leiria, juntas de freguesia e Associação de Regantes do Vale do Lis.

“Ao contrário de outras intervenções, que tiveram um caráter mais estrutural, e que eram consideradas prioritárias, esta tem uma componente mais forte de reabilitação”, assinalou.

O plano de trabalhos estipulado engloba o rio Lis e as ribeiras do Sirol, Frade, Caranguejeira, Caldelas, Rio Velho e Confraria.

A vereadora da Câmara de Leiria responsável pelo pelouro do Ambiente, Isabel Gonçalves, frisou que os trabalhos ao longo das linhas de água da Bacia Hidrográfica do rio Lis “terão preocupações com a conservação e preservação dos ecossistemas”.

Os presidentes das juntas de freguesia de Santa Eufémia, Caranguejeira e da Barosa, que assistiram à conferência de imprensa, criticaram os proprietários dos terrenos localizados nas margens das linhas de água que não têm realizado ações de limpeza a que são obrigados por lei.

 

(Texto: Agência Lusa)

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.