Opinião – Crise? Qual crise?

Posted by
Spread the love
Francisco Queirós

Francisco Queirós

O pessoal está bem, pá! Andavam para aí a falar de crise, da troika ou das troikas e o pessoal está bem e recomenda-se. Claro que há para aí muita gente a passar fome. Claro que os miúdos estão a ir para o estrangeiro aos magotes à procura de emprego.

Há cada vez mais quem não tenha para a renda de casa, as prestações do carro, a água ou a luz. Também pudera, armaram-se em ricos. Viviam à fartazana, a comer carne e peixe, a fazer férias na praia, a comprar Fiats Punto. Enfim, a esbanjarem em outras mordomias. Agora, a malta, o pessoal está óptimo. Ou pensavam que o dinheiro tinha fugido? Algum sim, é verdade, a malta pôs em locais seguros.

Nas ilhas Caimão e noutros sítios. Mas o dinheiro não diminuiu. Aliás, oh paspalhões!, Se hoje há mais riqueza como é que faltava o dinheiro a todos. Feitas as contas, bem feitinhas por quaisquer economistas, desde os que trabalham para nós nas nossas empresas aos que botam opinião nas televisões e também trabalham para nós, nos últimos dois anos, houve mais 21 172 portugueses a ingressarem no clube dos milionários. Este nosso clube não é para todos. Lógica e providencialmente é para quem pode.

Somos, agora 75 903 adultos em Portugal com pelo menos um milhão de dólares de seu. O empreendedorismo é uma arte e fina. Assim só no último ano temos a contabilizar mais 10 777 novos sócios do clube de detentores de mais de um milhão de euros ( 789 mil euros). E se é verdade que a grande maioria ( 69 mil) detém entre 789 mil euros a 3,9 milhões, contam-se também 161 pessoas com uma fortuna avaliada entre os 39 e 79 milhões. Grandalhões, com mais de 789 milhões, contam-se três.

Afinal, a riqueza cresce. Qual crise qual carapuça! Ou não fosse verdade e uma lei da vida que os pobres fazem os ricos. Aliás, esse vosso escritor das teatradas, um tal de Almeida Garrett, enquanto se entretinha em viagens pela vossa terra já perguntava isso. “Quantos pobres são precisos para fazer um rico?”

Mal sabia ele que século e meio depois, a senhora Merkel e outros amigos nos têm ajudado. E como! Isto sim, são subsídios. Ricos, cada vez mais ricos. Portugal – um país a modernizar-se.

Se tiverdes dúvidas, consultai o relatório “Global Wealth Report 2014”, do Credit Suisse, divulgado esta terça-feira e que avalia a evolução da riqueza no Mundo e respectivas desigualdades. Confirma-se assim a teoria.

As crises acentuam o fosso entre ricos e pobres. Vejam os números do relatório: 35 milhões de milionários com mais de 789 mil euros, 0,7% da população mundial adulta, acumulam 44% da riqueza mundial. Em sentido inverso, há 3,3 mil milhões a viverem com menos de 7,9 mil euros, o que representa 69,8% da população e apenas 2,9% da riqueza mundial.

E Portugal? Portugal vai no bom caminho! O povo a habituar-se a ser o que sempre deveria ter sido – miserável. Isto é, por cá, 10% dos mais ricos detêm 58,3% da riqueza, mais 2,3 pontos percentuais face a 2007.

Parabéns aos ricos! E os pobres querem-se cada vez mais humildes e resignados. Nem todos cheiram mal dos sovacos! Qual crise, qual carapuça! Obrigado à troika e a esses partidos do arco do poder que tudo têm feito pelo enriquecimento destes portugueses eleitos. Poucos, mas ricos! Assim se faz um país civilizado! Crise? Qual crise?!

 

2 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.