Opinião – Aqui d’El Rei

Posted by
Spread the love

M. Pignatelli QueirozM. Pignatelli Queiroz

PARABÉNS, Meritíssima Juíza! Para além de outros buracos em agentes da justiça – Poder por definição isento – descobriu agora que a limitação de mandatos é um princípio “democrático “da República e , por conclusão, que a Monarquia é anti-democrática. Não sabe, Meritíssima, distinguir entre regime e forma de governo. Já como magistrada deveria abster-se de emitir juízos políticos e bastar cingir-se à lei. E aprender, como cidadã normal, que em Portugal sempre houve, com uma excepçao total, princípios democráticos. Na Monarquia original, até o novo Rei precisava, primeiro da Aclamação do Povo, depois tiveram voz a Côrtes. “Morreu o Rei, Viva o Rei”, expressava bem a vontade do Povo e nesta é que está a Democracia.

GUERRA(S), CÁ E LÁ. POR CÁ, ainda não vamos mal, temo-nos ficado pelo dizer mal dos outros. Lá, é que está o perigo. Já não se sabe quem mata aos milhares, quem está no governo ou vice-versa, sendo rebelde. Mas revezam-se. E as “grandes” potências, ganham sempre. Ditas “pela Paz, são elas que ganham biliões com a venda de materiais mortíferos. Até começarem a matar as suas próprias gentes em guerras mundiais, “a História repete-se”.

OUTRA GUERRA – Refiro-me à grave situação provocada pelos fogos. Muitos atiçados e, depois de presos e condenados os criminosos precisam de levar pesadas penas, muito agravadas em relação aos criminosos que matam (de perto ou de longe). Causas? Não podiam ter sido eliminadas de um momento para o outro, mas eliminadas em grande parte. Ordenamento, ambiente, falta de limpeza?… Não estaríamos muito melhor, se a luta tivesse começado (nunca começou) há mais de 20 anos, se fosse cumprida uma lei – Ribeiro Telles, apesar de actual, foi eliminada há pouco meses. Não venceu os regulamentos nacionais e os PDM. Aqueles e estes, por uma vez, só se aplicam se interessam a quem pode e ambiciona.

E atenção! As derrocadas. É que, agora, o Hospital Pediátrico, como a ponte de Entre-os-Rios, agora tem lá crianças profissionais, famílias, visitantes. Aqui D’El Rei.

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.