Opinião – Queremos paz

Posted by
Pignatelli Queiroz

Pignatelli Queiroz

1. “JUSTIÇA ARQUIVADA”-Praxe?… Só sei que, como se torna normal, mais um processo foi arquivado. Sem que, passados dias sobre a TRAGÉDIA, tivesse sido selado o local de residência, para recolha de vestígios fundamentais (e não foi) que foram retirados por “terceiros”; em que se conhecem os envolvidos presentes e que oportunamente teriam desaparecido no local da tragédia; sem que se saiba porque só houve um sobrevivente, talvez porque apenas os cinco jovens engolidos pelas ondas estivessem amarradas e o outro, chefe, não. Tudo o que veio à luz na C.S. na altura e não foi desmentido e o “segredo de justiça” (?) não permitiu que se soubesse. É verdade que as outras vitimas, os Familiares que choram e vão chorar as injustas perdas sofridas, estão na disposição de recorrer, depois de conhecerem um processo a que deveriam ter direito de acesso e não tiveram, mas… não creio que obtenham JUSTIÇA. Citando, mais uma vez: “O que mais ajuda um criminoso é ter um juiz na família”.

2. GUERRAS-A “Federação Soviética” não desarma, agora com encapuzados. O que se tem passado na Ucrânia não é guerra fria e o abate pelos separatistas russos e russófilos de aviões de passageiros é inadmissível. Impávido e sereno, o antigo chefe da KGB demonstra não ter problemas de consciência. – Na zona da Faixa de Gaza, pelas posições tomadas por algumas “opiniões”, parece que o nazismo hitleriano tinha razão, ao perseguir e dizimar os Judeus. “Não estão estes a dizimar Populações civis inocentes”?! E quem tem tuneis para atacar Israel, centenas e centenas de rockets, coloca as “suas” Populações civis, Homens, Mulheres, Crianças – cujos cadáveres, depois, ostentam desfilando em manifestações “indignadas” – nos locais onde estão os seus arsenais, que se tornam, como é óbvio, alvos dos ataques Israelitas? E não digam que são MUÇULMANOS, são é uma expressão distorcida, Islão, conquistadores de tudo o que é diferente e agora, com o seu novo “califado”, até pensam conquistar novamente a Península Ibérica, tudo “em nome de Maomé”, comprometendo-o pois o Corão não prega a “guerra santa armada”. Fundamentalistas fanáticos, sim, como os há em todos os lugares e confissões. E no Iraque, Afeganistão, Síria, Líbano e alguns Países africanos onde se exterminam e fazem fugir os Cristãos? Mas a guerra, qualquer que seja, NUNCA É SANTA. E agora que estamos no séc. XXI depois de PAZ QUE DESCEU À TERRA com ROSTO HUMANO. “Não há Grego, nem Troiano, não há gentio, nem Romano, somos todos Irmãos em Jesus Cristo Nosso Senhor!” (Epistola de S. Paulo aos Coríntios).

3. A VERDADE- Ao contrário do que alguns altos responsáveis políticos (ainda) afirmam, a “ANMP (não) representa as Autarquias”, só os Municípios; o Poder Local, neste País e caso único no Planeta, é representado também e ao nível mais próximo dos Cidadãos, pela Autarquia FREGUESIA, que se afirmou em Coimbra com a criação da ANAFRE, que os representa e que, após árdua luta em Portugal (lembro a enorme e pacífica” concentração das abóboras” frente à A.R. e perante o Congresso dos Poderes Locais e Regionais do Conselho da Europa), viu reconhecidas as suas autonomia e independência face aos Municípios, sem prejuízo de uma sã e necessária complementaridade, realidade consagrada pela P.G.R..

4. EM TODO O LADO-Não faz falta cá, mas está em todo o lado. Depois de outras zonas de guerra, agora na Ucrânia como conselheiro da Cruz Vermelha Internacional. O Presidente da Medicina Legal, Duarte Nuno Vieira.

5. PARTIRAM-Solidários, afáveis, dois AMIGOS que muito considerava, partiram. Recordo-os pelas suas Qualidades e colaboração aberta que me deram na acção junto das Casas do Povo e do Associativismo Social e Cultural. Manuel Dinis Pinheiro, de Avô e Luís Sinde Filipe, de Coja, residentes nesta vila. Até Breve Amigos.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.