diario as beiras
DestaqueGeral

Universidade de Coimbra disponível para receber estudantes refugiados

01 de março às 14h40
0 comentário(s)

A Universidade de Coimbra (UC) está à disposição do governo português para acolher estudantes refugiados de guerra provenientes da Ucrânia, avançou hoje o reitor Amílcar Falcão.

“Perante os desenvolvimentos mais recentes no panorama internacional, a UC fica à disposição do Governo de Portugal para acolher de forma condigna estudantes refugiados de guerra provenientes da Ucrânia, ativando o nosso Fundo de Apoio aos Refugiados, que regularmente mobilizamos para situações similares na ajuda a estudantes provenientes de outras zonas do globo”, apontou.

Na sua intervenção na sessão solene comemorativa do 732.º aniversário da UCa, que decorreu durante a manhã, Amílcar Falcão apelou ainda à generosidade de toda a comunidade académica, no sentido de apoiarem o povo ucraniano e, em particular, “as vítimas inocentes que são sempre os mais sofrem nestas circunstâncias”.

“O European Campus of Cities-Universities (EC2U), o campus universitário europeu que a UC integra, deliberou ontem [segunda-feira] mesmo a abertura de uma conta na Universidade de Iasi, nossa parceira na Roménia, atenta a proximidade geográfica de ambos os países”, informou.

O reitor lamentou que a juntar a uma pandemia que ainda não terminou, esteja no horizonte uma “guerra de consequências imprevisíveis”.

“A UC condena quaisquer atos bélicos, tenham a origem que tiverem e envolvam os atores que envolverem. Incompreensivelmente, todos os dados apontam para a incapacidade humana de preservar uma paz duradoura”, acrescentou.

Toda a informação na edição impressa e digital de amanhã, quarta-feira, do DIÁRIO AS BEIRAS

Autoria de:

Deixe o seu Comentário

O seu email não vai ser publicado. Os requisitos obrigatórios estão identificados com (*).


Destaque

Geral