diario as beiras
Coimbra

ULS de Coimbra é a que mais emite Cartões de Pessoa com Doença Rara

22 de julho às 07 h52
0 comentário(s)
DR

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra era, a 1 de julho de 2025, a entidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS) com o maior número de Cartões de Pessoa com Doença Rara ativos, “assumindo uma posição destacada no compromisso com os cidadãos com doenças raras”.

“Com um total de 2.283 cartões ativos emitidos por entidade desde 2020, a ULS de Coimbra lidera de forma clara face às restantes entidades do SNS”, refere a estrutura, numa nota enviada à imprensa.

Em segundo lugar, surge a ULS Santa Maria, com 1.016 cartões; seguida da ULS São José, com 879; a ULS Santo António, com 792; e a ULS São João, com 640 cartões ativos.

Na avaliação do número de cartões ativos emitidos desde que foram criadas as Unidades Locais de Saúde, Coimbra mantém a liderança, com 813 cartões ativos, superando a ULS São José (416), a ULS Santo António (297), a ULS Santa Maria (260) e a ULS São João (193).

“Este indicador reflete não apenas a dimensão da ULS de Coimbra, mas sobretudo o seu trabalho ativo na identificação precoce, acompanhamento especializado e integração em rede das pessoas com doenças raras, promovendo o acesso a cuidados personalizados e centrados nas necessidades dos utentes e famílias”, destaca, citado na nota, Alexandre Lourenço, presidente do conselho de administração da ULS de Coimbra.

Pode ler a notícia completa na edição impressa e digital do dia 22/07/2025 do DIÁRIO AS BEIRAS

Autoria de:

Patrícia Cruz Almeida

Deixe o seu Comentário

O seu email não vai ser publicado. Os requisitos obrigatórios estão identificados com (*).


Últimas

Coimbra