Tribunal de Coimbra absolve mulher acusada de fechar gata na varanda
O Tribunal Judicial de Coimbra absolveu, esta tarde, uma mulher que estava acusada do crime de maus-tratos a animais de companhia, por ter trancado a sua gata numa varanda de um 4.º andar de um prédio em Coimbra. A juíza decidiu ainda que o animal deve ser devolvido à antiga dona.
Segundo o Grupo Gatos Urbanos, o caso remonta a 2019, quando foram realizadas várias denúncias por moradores e transeuntes. O animal acabaria por ser retirado em 12 de agosto de 2020, numa operação de resgate que envolveu agentes e operacionais da PSP, dos Bombeiros Sapadores de Coimbra e o apoio de vizinhos.
À data do resgate, a gata, que estava registada com o nome de Pia, tinha cerca de um ano e meio de vida. Atualmente, a Cacau, nome que lhe foi dado desde o resgate, tem cinco anos, e está ao cuidado de uma família. A gata foi entregue pelas autoridades ao Grupo Gatos Urbanos, até haver decisão judicial – algo que só deverá acontecer quando o caso transita em julgado, já que o Grupo Gatos Urbanos manifestou intenção de recorrer da sentença.