diario as beiras
DestaqueGeral

Região tem mais de 15 mil vagas para acesso ao ensino superior

06 de agosto às 11h40
0 comentário(s)

Escolher um curso superior numa universidade ou num politécnico é uma decisão difícil e que deve ser ponderada, sobretudo num tempo marcado por desafios constantes e em que o futuro exigirá, cada vez, um mais trabalho interdisciplinar e colaborativo. No caderno dedicado ao ensino superior, que o DIÁRIO AS BEIRAS publica na sua edição de hoje, responsáveis das instituições de ensino superior fazem uma antevisão do que vai ser o próximo ano: dos cursos que têm para oferecer, das instalações, do corpo docente, da sua história, dos sucessos. O objetivo é ajudar os futuros diplomados a tomar uma decisão informada.

 

Começa hoje a primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior com 52.242 em mais de mil cursos e 721 vagas destinadas aos concursos locais, num número total de 52.963 vagas. Ou seja, um aumento de 2% face ao número de vagas disponibilizadas no ano anterior. Depois de um de ano letivo marcado por novos desafios, é agora momento de escolher o curso e a instituição onde prosseguir os estudos.
Em toda a região, as três universidades, os cinco institutos politécnicos, a escola de enfermagem e as instituições privadas disponibilizam para os candidatos mais de15 mil vagas.

Oferta diversificada
Na Universidade de Coimbra, são disponibilizadas 3.296 vagas, um aumento de 12 em relação ao ano letivo passado. Segundo dados do Ministério da Ciência e do Ensino Superior, é de registar a descida de lugares nas licenciaturas de Engenharia Civil (-7), Engenharia do Ambiente (-4), Geologia (-4), Química (-1), Ciências Farmacêuticas (-4) e Ciências Bioanalíticas (-4).
As subidas acontecem nas licenciaturas em Engenharia e Gestão Industrial (+4), Engenharia Física (+3), Engenharia Informática (+4), Design e Multimédia (+1), Relações Internacionais (+6) e Ciências Farmacêuticas (+8).
Quanto ao Politécnico de Coimbra, as descidas de vagas acontecem nos cursos de Secretariado de Direção e Administração (-2), Contabilidade e Gestão Pública (-3) e Solicitadoria e Administração (-5). As subidas têm lugar em cursos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH): Engenharia Informática (+4), Gestão (+1) e a novidade Informática Industrial (30 vagas no total). No deve e haver, o IPC tem mais 33 vagas. A estes lugares no Politécnico de Coimbra há que juntar as 40 vagas locais para as licenciaturas de Teatro e Educação e Estudos Musicais Aplicados – 20 em cada e que não sofre alterações em relação a 2020/2021.
A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) mantém o mesmo número de vagas: 320. No Politécnico de Leiria estão disponíveis 1915 vagas; na Universidade da Beira Interior 1.332, e na Universidade de Aveiro 2222 vagas.
A estes somam-se, nas instituições de ensino superior privado: 377 na Escola Superior Miguel Torga, e 83 na Escola Universitária Vasco da Gama.

Formação
de competências digitais
De referir que, entre os cursos com maior aumento de vagas destacam-se, a nível nacional, os relacionados com as competências digitais e os que são mais procurados pelos candidatos, nomeadamente as licenciaturas em Engenharia Informática e Computação (com 260 vagas, mais 100 do que o ano anterior), Gestão (com 196 vagas, mais 38 do que o ano anterior) e Direito (com 174 vagas, mais 28 do que o ano anterior).
Há também uma subida no que se refere ao aumento do número de vagas nas áreas de formação de competências digitais. Esta subida teve uma maior expressão nas instituições localizadas em regiões com menor pressão demográfica, onde se registou uma subida de 3,4%, em comparação com 2020. Aqui, a ESTGOH, do Politécnico de Coimbra, destaca-se no aumento de vagas nos ciclos de estudo de competências digitais, com um aumento de 45,3%, o que corresponde a mais 34 vagas nestas áreas de formação, face ao ano anterior.
O prazo de candidatura à 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior público decorre até dia 20 de agosto, devendo a candidatura ser apresentada através do sistema online, no sítio da Direção-Geral do Ensino Superior na Internet (http://www.dges.gov.pt).

 

(Caderno completo na edição impressa)

Autoria de:

Deixe o seu Comentário

O seu email não vai ser publicado. Os requisitos obrigatórios estão identificados com (*).


Destaque

Geral