Região de Coimbra com 21 Empresas Gazela em 2023
A região Centro registou, em 2023, o maior número de empresas Gazela dos últimos 12 anos, revelou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro em comunicado. A Região de Coimbra conta com 21 empresas.
Segundo nota enviada ao DIÁRIO AS BEIRAS pela CCDRC, são 135 empresas que empregam 5.484 pessoas e geram um volume de negócios de 722 milhões de euros e 360 milhões de euros de exportações. .
Isabel Damasceno, presidente da CCDR Centro, sublinha que “é com enorme satisfação que a Região Centro regista, este ano, o número mais elevado de empresas Gazela alguma vez apurado. Com estas 135 empresas, passa para 741 o número de empresas que, ao longo destes últimos doze anos, conseguiram esta distinção, que destaca as suas capacidades de inovação, de criar emprego, de dinamizar o mercado e potenciar o desenvolvimento económico nos territórios onde se localizam. Apesar de representarem uma pequena percentagem do universo empresarial, estas empresas contribuem muito para a atividade económica da região, através do emprego e da riqueza que criam de forma rápida, sustentada e disseminada pelo território. Queremos, por isso, continuar a apoiar e reconhecer estas empresas por as considerarmos vitais para a região”.
O evento de reconhecimento das Empresas Gazela realiza-se no dia 22 de maio, pelas 19H30, em Vagos, e conta com a presença do Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.
Em termos de distribuição geográfica, o município de Leiria tem o maior número de empresas (13), seguido pelos municípios de Coimbra e Viseu (com nove empresas cada), Aveiro (oito) e Águeda e Torres Vedras (com cinco empresas cada). Com quatro empresas surgem os municípios de Alenquer, Ílhavo, Oliveira do Bairro e Vagos, seguindo-se Abrantes, Alcobaça, Ansião, Batalha, Cantanhede, Covilhã, Marinha Grande, Ourém, Ovar, Tomar e Vouzela, com três empresas gazela cada. Os municípios de Caldas da Rainha, Carregal do Sal, Figueira da Foz, Fundão e Porto de Mós apresentam duas empresas gazela cada. Nos restantes 27 municípios, existe apenas uma empresa gazela em cada território..
Em termos sub-regionais, a Região de Aveiro conta com 31 empresas, a Região de Leiria, com 25, a Região de Coimbra, com 21, Viseu Dão Lafões (19), Oeste (18) e Médio Tejo (10).