DesportoRally de Portugal '26

Rally de Portugal: Conheça aqui todos as especiais da Região Centro

07 de maio de 2026 às 13 h08
Partida oficial do Rally de Portugal em 2025 | Foto: DB-Pedro Filipe Ramos

 

Esta quinta e sexta-feira a Região Centro torna-se o “epicentro” das emoções do Mundial de Ralis com a realização da 59.ª edição do Vodafone Rally de Portugal.

Coimbra perdeu a superespecial mas continua com um lugar “super especial” no programa do Rally de Portugal.
Esta quinta-feira os melhores do mundo estarão à disposição dos milhares de fãs previstos para a avenida de Conímbriga, em Santa Clara, a partir das 13H15, para uma sessão de autógrafos.

Às 14H00 arranca a cerimónia oficial que marca a partida de mais um evento internacional na cidade e que terá transmissão televisiva em direto para todo o mundo através do streaming da Federação Internacional de Automobilismo e ampla cobertura mediática de todos os pontos do globo.

O Mondego “apadrinha” o arraque de uma edição com 23 classificativas especiais, num total de 345,14 quilómetros cronometrados, inseridos num percurso global de cerca de 1.862 quilómetros.

Os pilotos partem de Coimbra a toda a velocidade para as primeiras especiais do programa, sem tempo a perder, a partir das 15H05, entre Águeda e Sever do Vouga (15,08 km) e, depois, a partir das 16H05, entre Sever do Vouga e Albergaria (20,24 km) antes da Superespecial da Figueira da Foz (18H05).

 

 

Pelo quarto ano consecutivo, a Figueira da Foz volta a assumir o protagonismo, mantendo a tradição de proporcionar momentos marcantes aos milhares de adeptos que todos os anos se juntam para assistir ao espetáculo.

O traçado, renovado junto ao Forte de Santa Catarina, utiliza o amplo parque de estacionamento em frente para criar uma verdadeira arena urbana, com bancadas que permitem acompanhar cada segundo da ação.

Tudo isto enquadrado pelo cenário único do Atlântico, que transforma a especial num dos palcos mais emblemáticos e fotogénicos do rali. Este ano o traçado promete ser de redobrada exigência para testar as capacidades dos aspirantes à vitória.

 

Região é rainha esta sexta-feira

No segundo dia do Vodafone Rally de Portugal, a Região Centro é rainha com Mortágua a abrir a competição com um percurso de 14,59 km com a SS4 marcada para as 07H35 e a segunda passagem, SS10, às 15H45.

O troço, em terra de boa base, começa por oferecer um piso rápido, permitindo ritmos elevados logo nos primeiros quilómetros. Porém, a passagem sucessiva dos carros altera profundamente as condições, criando regos, zonas soltas e acumulação de pedras que tornam a condução cada vez mais exigente.

O traçado, alternando secções velozes com zonas técnicas e sinuosas, obriga os pilotos a constantes ajustes de ritmo e a uma leitura precisa do terreno. A largura reduzida em alguns pontos penaliza qualquer erro.

As zonas espetáculo oferecem um verdadeiro anfiteatro natural, permitindo observar quase um quilómetro de evolução dos concorrentes, num cenário que valoriza tanto a competição como a paisagem envolvente.

 

 

Arganil terá, nesta edição, o troço em sentido invertido ao habitual, de 18,62 km, com passagens às 08H55 (SS5) e 12H30 (SS7). No entanto, o troço continua intenso, diversificado em ritmo e cadência onde a emoção e o perigo iminente percorrem de mãos dadas as encostas da serra do Açor.

Apesar dos padrões atuais de segurança obrigarem à colocação de rails de proteção nas zonas mais vertiginosas, este troço não deixará descurar o facto de que um pequeno erro poderá ser fatal para as ambições de pilotos e equipas.  Zona verdadeiramente espetacular, em que é possível observar a evolução dos concorrentes ao longo quase dois quilómetros. Zona de anfiteatro natural para os espectadores na encosta, com uma paisagem de cortar a respiração. Será possível captar uma variedade enorme de imagens.

Os concorrentes terão pela frente uma secção bastante rápida permitindo uma ampla visão dos acontecimentos, com uma sequência de salto seguido de gancho à esquerda a serem o ponto alto desta zona. Excelente oportunidade fotográfica. Zona de grande espetáculo com uma sequência de ganchos a descer.

 

Tal como Arganil, também Góis terá este ano uma nova versão, de 15,66 km, feitos em sentido inverso, mas preservando todas as características da sua espetacularidade e beleza natural, numa passagem única, às 13H25 (SS8). As exigências do rápido percurso não deixarão margem para erros nem contemplação das deslumbrantes paisagens. O já tradicional gancho do Sobral no início da especial proporcionará um frissom adicional aos pilotos do WRC.
Os concorrentes terão pela frente uma secção bastante rápida permitindo aos Media uma ampla visão dos acontecimentos, com o tradicional gancho do Sobral a ser o ponto alto desta zona. O espetacular gancho é uma excelente oportunidade fotográfica.

Zona verdadeiramente ampla e espetacular, em que é possível observar a evolução dos concorrentes ao longo de cerca de dois quilómetros. Após uma longa descida entrarão numa zona planáltica onde a variação de piso, de curvas de cenário natural, farão as delícias dos espetadores.

Zona verdadeiramente espetacular. Após uma longa subida entrarão numa zona planáltica onde a variação de piso, de curvas de cenário natural, farão as delícias dos espetadores, com uma paisagem de cortar a respiração.

NDR: Por lapso, na edição em papel e digital do caderno especial do Rally de Portugal foi publicado o mapa de Mortágua na página correspondente a Góis. Aos leitores as nossas desculpas.

 

Após 30 anos, o troço da Candosa regressa ao Rali de Portugal, em substituição da Lousã, cujo percurso foi fustigado pelos fogos, no versão passado. O piso traiçoeiro caracteriza-se por um saibro fino que, quando seco, se torna extremamente escorregadio.
A classificativa de 7,07 km, que tem dupla passagem, às 10H13 (SS6) e 14H08 (SS9) não é apenas uma curta e estreita estrada de terra, é um lugar de culto onde se escreveram, durante cerca de três décadas, páginas interessantes da prova portuguesa do WRC.
Só pelo cenário florestal já vale a pena assistir aqui à passagem dos concorrentes. A sequência dos tradicionais ganchos inicia-se neste ponto do troço. Apesar da densa vegetação irá encontrar várias oportunidades fotográficas.
Zona rápida de anfiteatro natural para os espetadores na encosta, com uma paisagem de cortar a respiração.

 

 

Deixe o seu Comentário

O seu email não vai ser publicado. Os requisitos obrigatórios estão identificados com (*).


Últimas

Desporto

Rally de Portugal '26