diario as beiras
LousãRegião Centro

“Que este São João seja um momento de afirmação do orgulho de ser lousanense”

18 de junho às 07 h35
0 comentário(s)
DB/Foto de Ana Catarina Ferreira

Quais são os pontos altos das Festas de São João?

Acho que há vários pontos altos. Temos um São João que tem vindo a ter cada vez mais expressão, a ser a exaltação do orgulho de ser lousanense e é, também, um momento de atração de pessoas, especialmente da região, para o nosso concelho. Pensamos que temos um grande São João. É claro que há momentos mais particulares. Diria que a Noite das Marchas, que é também a Noite dos Arraiais Populares, é um momento muito importante por aquilo que representa em termos da participação efetiva dos lousanenses na festividade e, também, por aquilo que representa em termos da dinâmica e da identidade do concelho. Portanto, é um momento de afirmação importante, tal como os arraiais, por tudo aquilo que envolvem, pelo convívio, pelo que são em termos de ponto de encontro da comunidade lousanense e por aquilo que já geram em termos de atratividade para o concelho.

O cartaz de espetáculos é, na nossa opinião, de grande qualidade e tem grande transversalidade, mas, claramente, a Noite de São João e, do ponto de vista mais institucional, a Gala Lausus, onde reconhecemos um conjunto de personalidades e de identidades nas mais diversas áreas. São dois momentos de orgulho e de exaltação da comunidade lousanense.

As comemorações das festas São João aqui na Lousã decorrem entre 18 e 24 de junho. Há algum motivo para fazerem este cartaz mais prolongado?

Seria sempre de 19 a 24. Atendendo àquilo que é o calendário e ao facto do feriado ser numa terça-feira, nós temos como tradição iniciar na quinta-feira, mais próxima do feriado municipal, 24 de junho, as festividades com o espetáculo de fados nas Piscinas Naturais de Nossa Senhora da Piedade, que é um momento importante. É diferenciado fazer um espetáculo de fados naquele sítio de grande beleza, em plena água, digamos assim, que tem sempre essa particularidade também. Portanto, seria sempre de 19 a 24. Este ano, como 19 é feriado, nós entendemos que seria pertinente ter aqui mais uma noite, de 18 para 19, e fazer este conjunto de dias nesta festividade.

O feriado municipal é uma data sempre importante para o município. O que é que destaca na programação deste dia?

Acho que a Gala Lausus é uma iniciativa importante que o município implementou desde 2012. Na nossa opinião, também veio valorizar a celebração do feriado municipal, naquilo que diz respeito à vertente mais institucional. É uma forma de assinalarmos o mérito e a qualidade da comunidade lousanense em diversas áreas.
Vamos manter o mesmo registo, vai estar em linha com as edições anteriores e vamos ter premiados nas diversas áreas. A nossa perspetiva foi, e continua a ser, a de valorizar e de ter mais gente, mais envolvência da comunidade na própria celebração institucional.

Pode ler a entrevista completa na edição impressa e digital do dia 18/06/2025 do DIÁRIO AS BEIRAS

Autoria de:

Emanuel Pereira

Deixe o seu Comentário

O seu email não vai ser publicado. Os requisitos obrigatórios estão identificados com (*).


Últimas

Lousã

Região Centro