Opinião – O Rotary International dedica o mês de Janeiro aos “Serviços Profissionais”

É nossa profunda convicção que um dos principais factores a valorizar numa carreira profissional é a progressão pelo mérito, pois esse será o principal factor que atua como catalisador para a excelência. Estamos convencidos que quando reconhecemos e recompensamos conquistas individuais, criamos um ambiente onde cada pessoa é incentivada a atingir o seu máximo potencial, contribuindo de forma extraordinária para o desenvolvimento da sociedade como um todo.
Um dos aspetos mais poderosos da meritocracia é a sua capacidade de criar igualdade de oportunidades. Independentemente da origem, do género ou do background, a avaliação justa pelo mérito abre portas para todos, promovendo uma sociedade mais justa e mais inclusiva. Sem títulos vitalícios, sem egos, sem endogamias.
Neste contexto, não podemos esquecer o papel vital das mulheres na construção da nossa sociedade. Valorizar e promover mulheres em cargos de destaque não é apenas uma questão de justiça, mas uma estratégia inteligente para aproveitar o vasto reservatório de talentos que elas oferecem.
O Rotary Clube de Coimbra decidiu homenagear este ano uma mulher que se tem distinguido pela sua intervenção cívica e social utilizando a cultura, nomeadamente a música, como instrumento catalisador das suas actividades.
Foi homenageada como Profissional deste Ano pelo Rotary Club de Coimbra a Drª Emília Cabral Martins.
Exerce como actividade principal a advocacia, mas tem também desenvolvido ao longo da sua vida uma forte intervenção cultural, cívica e social.
Emília Martins está ligada à Associação Orquestra Clássica do Centro desde a sua fundação em 2001, tendo assumido as funções de Presidente desde 2004. Tem se distinguido na gestão cultural do Pavilhão Centro de Portugal que ao longo dos anos tem criado laços e relações institucionais e pessoais para além das atividades musicais.
O movimento rotário busca reconhecer e celebrar pessoas que se destacam nas suas comunidades como exemplos de honestidade, ética e dedicação ao serviço ao próximo.
Ao destacar e homenagear pessoas como a Drª Emilia Martins, o Rotary pretende não apenas reconhecer as suas realizações individuais, mas também inspirar e fornecer modelos a serem seguidos pelas próximas gerações. Ao celebrar aqueles que incorporam os valores do Rotary, o movimento pretende estar contribuindo para a construção de uma sociedade mais ética, justa e comprometida com o serviço comunitário.