Opinião: O Metrobus devia incluir a Figueira? Não
Não.
Isso seria duplicar meios e um esforço financeiro para o país desnecessário. Mas é óbvio que temos de avançar na comodidade e rapidez da ligação a Coimbra por transporte público, só que aquilo que precisamos é de encontrar soluções de complementaridade entre os equipamentos. Ideal é, quanto a mim, poder ligar o Metrobus e a sua estação de Coimbra-B com a ferrovia que já existe de Coimbra-B à Figueira.
A grande questão está na urgência da duplicação desta linha. Claro que a sua implementação não é simples, há alguns pontos de estrangulamento que não são fáceis de resolver e muitas zonas geridas por entidades diferentes com quem será preciso negociar. A acrescentar, o sistema de transportes e bilhética integrada, desenvolvido pela CIM, em que, por exemplo, um bilhete comprado na Figueira para a Lousã serve para todos os meios de transporte que fazem a ligação.
Seria a forma menos dispendiosa e mais rápida de termos um sistema de mobilidade sustentável completo, com tempos de ligação entre os vários pontos do distrito eficientes para a qualidade de vida dos cidadãos e aí sim, uma verdadeira alternativa ao automóvel.
A duplicação da linha está inscrita no Plano de Investimentos do Governo, o Sistema de Bilhética em concurso e as obras do Metrobus a avançar. Parece que existe, da parte de quem de direito, vontade e trabalho no terreno no sentido de não perder este “comboio”.”