Opinião: Amizade, Admiração e Saudade
A semana que passou tornou-nos muito mais pobres com a inesperada partida do Francisco Gaivão e do Vítor Coelho. Perderam as Famílias, os Amigos, o Direito e a Medicina. Perdeu Coimbra, perdeu o País, perdemos Todos.
O Francisco Gaivão, amigo de sempre, parte demasiado jovem, sem aviso, deixando um gritante vazio que não se esgota na dor da Sua Família. O Francisco, o “Xico Gaivão”, deixa toda a comunidade Portuguesa em Macau desamparada de um dos seus mais ilustres pilares. Digníssimo representante da nossa Faculdade de Direito em Macau, Coimbra vê assim partir um dos seus “Embaixadores”.
Muito amigo dos seus amigos, e dotado de uma generosidade singular, o Francisco nunca regateou tempo e dedicação para os ajudar, tendo sido, juntamente com a Filipa Guadalupe e com o Vítor Sereno, o “porto de abrigo” de muitos que, tal como eu, desenvolvem a sua atividade na Ásia e em Particular na Região Autónoma de Macau.
Nessa mesma semana parte Vítor Coelho, um dos mestres da Anestesiologia de Coimbra.
O Vítor Coelho foi, tal como o Francisco, um exemplo amizade e de valores, de disponibilidade e competência. A convite do Professor Carlos Robalo Cordeiro, o Vítor Coelho, dono de uma personalidade única e admirável, assumiu a Direção Clínica da Idealmed, desde o dia da sua inauguração e durante todo o período da minha Presidência, com um superior sentido de partilha, de comunhão e de integração entre todos, com o propósito maior de melhor servir os doentes.
A mim resta-me a Amizade a Admiração e a Saudade.
A Todos nós a Gratidão.