O tormento dos automobilistas nas horas de ponta na Ponte Açude e na rotunda do Almegue
DB/Foto de Ana Catarina Ferreira
O número de acidentes registados pela PSP este ano (2025) na rotunda do Almegue, na Ponte-Açude e nos respetivos acessos, ronda as três dezenas, grande parte deles ocorridos às horas de ponta da manhã e da tarde.
Daí resultam extensas filas de trânsito. Isto representa, repetidamente, grandes atrasos na chegada e regresso ao emprego, ou a casa, para milhares de automobilistas e passageiros em ambos os sentidos, no cansaço de cada dia.
Muitos automobilistas, principalmente das freguesias da margem esquerda de Coimbra e de concelhos limítrofes, só se fazem à estrada ligados à aplicação online de trânsito “waze”, que sinaliza a grande maioria de ocorrências em tempo real.
Testemuho do presidente da União de Freguesias
JorgeVeloso, presidente da União de Freguesias de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, disse ao DIÁRIO AS BEIRAS que a autarquia que lidera já tomou várias vezes posição sobre preocupações manifestadas por residentes, bem como a respetiva Assembleia de Freguesia.
O autarca recorda a tomada de posição enviada pela Assembleia de Freguesia em 2013 à EP (Estradas de Portugal), entidade que então fazia a gestão das estruturas rodoviárias, depois substituída pela Infraestruturas de Portugal (IP) em resultado da fusão das entidades públicas REFER e EP.
O autarca diz que, “desde essa altura, nada mudou e a situação da circulação rodoviária manteve-se caótica”.
Pode ler a notícia completa na edição impressa e digital do dia 14/08/2025 do DIÁRIO AS BEIRAS
