Morreu Joaquim Norberto Pires

Um violento acidente, no IC2, no concelho da Mealhada, vitimou ao início da tarde desta terça-feira o professor universitário e antigo presidente da CCDRC Joaquim Norberto Pires, de 55 anos.
De acordo com uma fonte da GNR de Aveiro, tratou-se de um embate frontal entre uma carrinha de mercadorias e um motociclo, ocorrido na localidade de Carqueijo. Do acidente resultaram um ferido ligeiro, o condutor da viatura mista, e um morto – que seguia no veículo de duas rodas no sentido Coimbra-Mealhada. Ao local acorreram os Bombeiros Voluntários da Pampilhosa, para além da Guarda Nacional Republicana.
Durante a tarde e noite desta terça-feira, o DIÁRIO AS BEIRAS tentou obter informação precisa sobre a identidade da vítima mortal, entretanto transportada para o Instituto Nacional de Medicina Legal, em Coimbra. Só cerca das 20H45 foi possível obter a confirmação, junto de uma fonte da Universidade de Coimbra, de que se tratava de Joaquim Norberto Pires, professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e especialista em robótica.
Engenheiro Físico, Norberto Pires doutorou-se em Engenharia Mecânica, especialidade de Automação e Robótica, em 1999. Atualmente, era professor associado, com agregação, na Universidade de Coimbra. A sua grande atividade de cientista e investigador levou-o a publicar inúmeros artigos em revistas especializadas e a desenvolver projetos inovadores de transferência de tecnologia, nomeadamente, na área da robótica.
Norberto Pires era também conhecido pela intensa intervenção social, nos meios de comunicação social convencionais (imprensa e rádio), mas também nos novos media, quer colaborando com o canal web Coimbra TV quer, sobretudo, recorrendo às redes sociais para tomadas de posição de grande desassombro e profunda independência, política e intelectual.
No plano político, foi nomeado presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), em 2012, um ano após ter deixado a presidência do conselho de administração do Coimbra iParque. Em 2013, concorreu à Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, tendo sido eleito vereador.
A notoriedade da vítima, quer no plano académico quer no plano social, a par da sua forte ligação ao DIÁRIO AS BEIRAS, de que era colunista há mais de uma década, leva a curvarmo-nos perante a sua memória, endereçando à família as mais sentidas condolências.
Uma grande perda para a ciencia e tecnologia. Que Deus o tenha. Americo Scotti(Brasil)