Leiria: Jornal Região de Leiria publica notícias em ucraniano na sua página da Internet

O jornal Região de Leiria iniciou hoje a publicação de notícias em língua ucraniana, no seu site da internet, para que os cidadãos daquele país que residem na região possam acompanhar mais facilmente a situação na Ucrânia.
“A partir de hoje criámos uma secção no site, em língua ucraniana, e essa secção tem todos os conteúdos que são publicados no papel e no digital sobre as questões de emergência da Ucrânia. Todos os temas que são sobre este drama, que estão tanto no papel como no digital, estão a ser traduzidos para ucraniano. Criámos uma secção no site, que é ‘SOS Ukraine’, para acompanhar esta nossa aposta editorial que está diariamente a ter evoluções permanentes”, disse à agência Lusa o diretor Francisco Santos.
Segundo o responsável, a ideia de traduzir as notícias para ucraniano surgiu pelo facto de as gerações mais velhas que estão em Portugal terem “mais dificuldade em lerem em língua portuguesa”, o mesmo acontecendo com aqueles que irão chegar ao nosso país.
Para a tradução das notícias de português para ucraniano o Região de Leiria está a ter a “colaboração muito empenhada” de uma antiga estagiária que é natural da Ucrânia e vai envolver “outros voluntários”.
Francisco Santos referiu que a partir de hoje todas as informações publicadas sobre a situação na Ucrânia também estarão com “acesso livre” na página da internet do jornal, o que representa o assumir de “uma responsabilidade social grande”.
Até ao final do ano, o mesmo jornal irá realizar várias iniciativas, que já estão programadas e, em todas elas, enquanto se justificar, haverá “um olhar especial para a situação de emergência que se vive na Ucrânia” e para os seus refugiados.