CHUC implanta pela primeira vez válvula tricúspide no coração sem recurso a cirurgia
Foi realizada pela primeira vez no Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), no final do mês de março, a substituição valvular percutânea tricúspide (valve-in-valve), numa doente com história prévia de prótese valvular tricúspide e que não era candidata a reoperação cardíaca devido ao elevado risco operatório.
O procedimento consistiu na colocação de uma prótese valvular biológica por via minimamente invasiva não cirúrgica. O objetivo foi o tratamento da regurgitação valvular tricúspide grave e sintomática. A intervenção foi realizada pela equipa de cardiologia de intervenção do Serviço de Cardiologia do CHUC, constituída por Marco Costa, Luís Paiva e Manuel Santos – com o apoio do Serviço de Cirurgia Cardíaca do CHUC (Diretor David Prieto).
Segundo o Gabinete de Comunicação Informação e Relações Públicas do CHUC, a operação decorreu com sucesso e vai permitir a esta doente a melhoria das queixas de insuficiência cardíaca, o aumento da sua qualidade de vida e a redução do risco de reinternamento hospitalar.
(Ler notícia completa na versão impressa e digital de 12/04/2022 do DIÁRIO AS BEIRAS)