Apoio cultural a associações não profissionais da Região Centro cresce 25%
O Programa de Apoio à Ação Cultural da região Centro, destinado a agentes não profissionais, vai ter um aumento de 25% na dotação deste ano face a 2023, num total de 100 mil euros, foi hoje anunciado.
A iniciativa era, até 2023, dinamizada pela Direção Regional de Cultura, entretanto extinta, passando agora a ser assegurada pela unidade de cultura da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), visando apoiar agentes e associações de caráter não profissional.
O programa para este ano conta com um “reforço da dotação orçamental”, crescendo 25% face a 2023, afirmou a vice-presidente da CCDRC para a área da cultura, Alexandra Rodrigues, informando que o orçamento para este programa será de 100 mil euros.
Se em 2023, foi possível dar apoio a 53 projetos, a vice-presidente da CCDRC acredita que, com o aumento do apoio, será possível ajudar cerca de 75 iniciativas.
As candidaturas estão abertas entre hoje e 07 de junho, referiu, aclarando que os projetos têm de ser executados na íntegra no presente ano e realizados na área territorial afeta à CCDRC, afirmou a responsável, durante a apresentação da iniciativa.
O programa divide-se em quatro grandes medidas: apoio à criação e produção artística, programação, edição e formação.
Pode ler a notícia completa na edição de amanhã do DIÁRIO AS BEIRAS