Penela: Atrás do mel correm as pessoas
DB/Foto de Ana Catarina Ferreira
Costuma-se dizer que “atrás do mel correm as abelhas”, mas, na vila do Espinhal, o provérbio popular foi ligeiramente alterado.
O mel era muito e diversificado, mas quem “correu” atrás dele foram as muitas pessoas que se deslocaram àquela vila do concelho de Penela para visitar a 35.ª edição da Feira do Mel.
O presidente da Câmara Municipal de Penela, Eduardo Santos, frisou que o evento mobilizou muitos curiosos. “Esta feira procura promover os nossos produtos endógenos. Este fim de semana, com muita animação, atraiu muitas pessoas para a vila do Espinhal”, salientou o edil de Penela, que realçou que 2024 foi um ano muito positivo para a produção do mel da Serra da Lousã.
“Este ano temos cerca de 20 vendedores de mel, o que é um ótimo indicador. Felizmente não houve incêndios no nosso território e isso ajudou à produção do mel”, clarificou.
O presidente da Junta de Freguesia do Espinhal, Luís Dias, salientou que a qualidade do produto endógeno melhorou.
“Este ano temos mais mel e de melhor qualidade”, confessou.
Oportunidade de divulgação
Já os produtores locais mostraram-se satisfeitos com a realização da feira no Espinhal. Emídio Fernandes é apicultor há quase 80 anos e vê com bons olhos o certame em que a sua “paixão” é o principal foco.
“O mel e as abelhas são a minha paixão. Quando me faltar isto, falta-me tudo. Estou aqui de experiência, mas é uma boa forma de divulgar este produto”, afirmou.
Pode ler a notícia completa na edição impressa e digital do dia 02/09/2024 do DIÁRIO AS BEIRAS


