48 órgãos transportados pela GNR em Coimbra
Durante o ano de 2023, a GNR realizou 315 transportes de órgãos, com o distrito de Coimbra a surgir na 2.ª posição entre os distritos com mais transportes efetuados.
Em comunicado enviado ao DIÁRIO AS BEIRAS, a força militar explica que, “desde 1994, através da sua valência de trânsito, desempenha a missão de transporte de órgãos entre vários centros hospitalares”.
Segundo o documento, “nesta missão, por regra, a GNR é contactada pela unidade de saúde que detém o órgão a ser transportado e de imediato mobiliza uma patrulha de trânsito que fará o transporte do órgão, nas condições clínicas exigidas, até ao bloco operatório da unidade hospitalar requisitante, no mais curto espaço de tempo possível”.
Em 2023, e para efetuar o transporte dos 315 órgãos, a GNR empenhou 628 militares e percorreu cerca de 67.771 quilómetros, “prestando assim, um valioso contributo para salvar vidas”, sublinha o comunicado.
Os quatro distritos com mais transportes realizados foram Lisboa (55), seguido de Coimbra (48), Setúbal (33) e Santarém (28).
Ler notícia completa na edição de hoje do DIÁRIO AS BEIRAS