Tábua; “A nossa prioridade é a concretização dos projetos que confiram melhor qualidade de vida às nossas populações”

Posted by
Spread the love

Foto de CM Tábua

O município assinala os 50 anos da Restauração da Comarca de Tábua, dando-se igualmente início às comemorações dos 170 anos do concelho. Quais são os principais pontos destas comemorações?
Pretendemos que estas datas, que também marcam a identidade dos Tabuenses, sejam merecedoras de uma maior visibilidade.

Ao longo do ano serão dinamizadas iniciativas, nomeadamente a concretização de um estudo que visa identificar os momentos relevantes da história deste concelho, para que todos os Tabuenses possam conhecer e valorizar o passado da sua terra, compreender o presente e perspetivar o futuro.
Com a referência aos 170 anos que decorrem sobre a concretização da reforma administrativa de 1853, pretendemos salientar um período da história em que este território começou a desenhar a estrutura que tem na atualidade.

Quais são os destaques da sessão solene?

Serão distinguidos sete cidadãos e entidades com a atribuição das Medalha de Valor e Altruísmo, de Mérito Cívico, Mérito Cultural e Científico e Mérito Profissional.
Serão ainda entregues diplomas às PME do Concelho que pelo seu desempenho se destacaram enquanto PME Líder e PME Excelência em 2021, bem como aos melhores alunos do 12º ano do ensino regular e profissional. Como agradecimento pela sua dedicação ao Município, serão ainda reconhecidos os trabalhadores que deixaram de estar ao serviço em 2022.
A presença do presidente da Assembleia da República a presidir a esta Sessão, dignificando-a, é sinónimo da importância que confere ao municipalismo e ao trabalho em proximidade com as populações.

De que forma a geminação entre Tábua e o Sal vai ter lugar nestas comemorações? E de que forma é que é importante?

Como marca simbólica do que se pretende desta cooperação, foi já produzido Queijo Serra amanteigado, utilizando ingredientes de ambos os territórios, ou seja, foi possível conjugar o leite da ovelha bordaleira e o cardo da nossa região, com o sal trazido da Ilha do Sal de Cabo Verde, marcando a união que queremos reforçar no futuro.
Por outro lado a presença de uma comitiva do Sal, liderada pelo presidente da Câmara Municipal, Julio Lopes, na última “Tábua de Queijos e Sabores da Beira”, durante a qual foram estabelecidos contactos para a montagem de projetos e parcerias com entidades da nossa região em áreas como a formação, a formação pré-escolar ou o tratamento de resíduos, é a demonstração de que esta é uma geminação que não irá ficar apenas no papel, mas será efetivada em resultados concretos.

Notícia completa nas edições impressa e digital do DIÁRIO AS BEIRAS assinaturas@asbeiras.pt

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.