Ricardo Cruz: Seis milhões elevam cobertura de saneamento básico para os 80%

Posted by
Spread the love

O que destaca das comemorações do feriado municipal de Tábua?

O feriado municipal é sempre um momento de exaltação e afirmação do concelho, dos seus feitos, das conquistas, em que se presta gratidão a todos os tabuenses pelo contributo que dispensam à construção de um território com uma identidade própria, na qual todos se possam rever, mas também um momento de balanço do trajeto percorrido.
Estando o Dia do Município intimamente associado à restauração da Comarca de Tábua ocorrida em 10 de abril de 1973, temos a honra de receber a Provedora de Justiça, Maria Lúcia Amaral, membro do Conselho de Estado, para presidir à sessão solene. A sessão solene será igualmente uma ocasião nobre para reconhecer a disponibilidade de personalidades, empresas e associações, que constituem um exemplo merecedor de distinção por parte do município. Enquadram-se nesta perspetiva as empresas reconhecidas como PME Líder e PME Excelência, os melhores alunos do ensino secundário e profissional e a distinção dos trabalhadores aposentados em 2023.

O Dia do Município é aproveitado para duas inaugurações…

Incorporando um olhar para o futuro e para o bem-estar das populações, no feriado será inaugurado o Sistema de Drenagem de Águas Residuais de Venda da Esperança, Balocas e Valongo, que representa um investimento de 1,2 milhões de euros através da AINTAR e responde a um antigo anseio das populações destas localidades.
A outro nível, será inaugurada a Oficina de Artes de Palco, que resulta da remodelação do edifício da antiga Escola Primária de Percelada, criando um espaço cultural de referência, que permitirá descentralizar muitas das iniciativas que atualmente decorrem no Centro Cultural de Tábua, incentivando à participação da população na valorização da cultura local.

Como estão as obras de saneamento no concelho?

No atual mandato foi efetuado o maior investimento de sempre na implementação de infraestruturas de saneamento e construção de novas ETAR, totalizando cerca de 6 milhões de euros em intervenções que beneficiam 938 ramais domiciliários. Estes investimentos permitem que a cobertura do concelho, em termos de saneamento básico, possa vir a atingir os 80%, o que é uma importante evolução na promoção do bem-estar das populações e na sustentabilidade ambiental, num território que tem na natureza um dos seus ativos mais significativos.
O município está integrado na AINTAR, uma associação intermunicipal que desde 2022 é responsável pela gestão, ampliação e modernização da rede de saneamento deste território, gerando ganhos de escala muito importantes.

E quanto ao abastecimento de água?

Ao nível do abastecimento de água, o município integra as Águas do Planalto, cujo trabalho em parceria tem resultado em inúmeros investimentos, sendo que só neste mandato já foram efetuados mais de 10.550 metros de substituição de condutas, envolvendo 455 ramais domiciliários nas localidades de Vila Chã, São Geraldo, Venda da Esperança, Balocas e Valongo, Percelada, Casalinho e São Simão, Barrosa, São Fagundo, Seixos Alvos, Barras e na Vila de Tábua, no sentido de reduzir as perdas de água e melhorar a qualidade de água nos domicílios.

Ler entrevista completa na edição de hoje do DIÁRIO AS BEIRAS

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.