Centro Logístico Municipal de Tábua concluído no primeiro semestre de 2024

Posted by
Spread the love

Arquivo

O Centro Logístico Municipal de Tábua estará concluído no primeiro semestre de 2024, revelou hoje a Câmara Municipal.

“Este centro logístico de apoio ao desenvolvimento económico municipal é uma estrutura de relevada importância para o desenvolvimento também do nosso concelho, tendo em consideração as suas valências”, disse hoje, à margem da assinatura do contrato-programa com a Direção-Geral das Autarquias Locais (DGAL), o presidente da Câmara Municipal de Tábua, Ricardo Cruz.

Orçado em cerca de 482 mil euros, com um financiamento de 242 mil euros, a empreitada inclui a adaptação do espaço recentemente adquirido pelo município para um centro de apoio aos colaboradores municipais.

O investimento inclui a remodelação do edifício, a remoção da cobertura de amianto, a criação de balneários, refeitório e vestiário.

O Centro Logístico Municipal será composto por gabinetes de trabalho na área da higiene e segurança no trabalho, medicina no trabalho, gabinetes técnicos e salas de reuniões.

O edifício, localizado junto ao polo de Tábua da Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil (Eptoliva), vai incluir ainda uma zona de trabalhos de carpintaria, serralharia e oficina, uma zona de arrumos por área especifica de intervenção, uma área de fitofarmacêuticos e também uma garagem e um espaço aberto para recolha de viaturas e equipamentos.

Segundo o secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, o critério usado foi financiar obras que não tivessem enquadramento para serem candidatas ao Portugal 2030 (PT2030).

“Sabemos que fora do PT2030, ou seja, fora dos fundos comunitários, é muito difícil qualquer Câmara Municipal do país fazer obra”, esclareceu.

O governante aproveitou a ocasião para dizer que, em 2023, o concelho de Tábua recebeu cerca de 8,9 milhões de euros do Estado, em termos de verbas anuais.

Segundo consta no Orçamento do Estado, em 2024, Tábua vai receber 10,4 milhões de euros, um aumento de cerca de 1,5 milhões de euros, o que representa uma subida de 16,9%.

As 11 freguesias do concelho de Tábua receberam da Administração Central 714 mil euros, em 2023, sendo que, no próximo ano, vão receber cerca de 900 mil euros, uma subida de 25,6%.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.