Montemor-o-Velho: Investimento de dois milhões de euros na ETAR da vila

Posted by
Spread the love

DR

Uma moderna tecnologia (de membranas) instalada na Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Montemor-o-Velho confere uma melhor qualidade à água que sai deste equipamento, sendo que “os efeitos ambientais provocados por este tipo de tratamento de águas residuais são praticamente insignificantes”, garante a empresa multimunicipal ABMG – Águas do Baixo Mondego e Gândara. Esta entidade gestora do abastecimento e tratamento da água nos concelhos de Montemor-o-Velho, Soure e Mira promove, na manhã de hoje, uma visita às instalações, na sequência da conclusão da empreitada de ampliação e beneficiação da referida ETAR, num custo total de cerca de dois milhões de euros, com financiamento de 780 mil euros do Fundo de Coesão.
A empresa adiantou, ontem, em comunicado, que “a água que é produzida apresenta uma qualidade excecional, normalmente superior à qualidade da água existente nos próprios recetores, sendo que, face ao descrito, poderá ser utilizada como água de serviço na própria ETAR ou utilizada para outros fins como rega, lavagem de pavimentos e de viaturas”. Este investimento vai permitir servir uma população adicional de 3.417 habitantes.
Aproveitando a visita a esta infraestrutura, o conselho de administração da ABMG anunciará hoje um pacote de 15 milhões de euros de investimento nos referidos três concelhos com financiamento do programa Portugal 2030, bem como avaliar “o trabalho que foi desenvolvido nas empreitadas resultantes das candidaturas apresentadas pela ABMG, em 2020, no âmbito do Ciclo Urbano da Água”.

Redução de perdas

O principal investimento, de 12 milhões de euros, é no controlo e redução de perdas, com comparticipação de Fundo de Coesão de quatro milhões.
Neste contexto, as deslocações previstas para hoje incluem ainda a visita à empreitada de rede de esgotos de Arazede (Tojeiro e Catarruchos) e Liceia (Pisão). Esta intervenção – com um custo total de cerca de 1,3 milhões de euros, financiada com 490 mil euros do fundo de coesão – pretende dotar as referidas localidades de rede de saneamento, “contribuindo, desta forma, para o aumento de adesão ao serviço nas freguesias de Arazede e Liceia”, explicam os serviços da ABMG.

Mais 14 quilómetros de rede em conclusão

Acresce a conclusão de cerca de 14 quilómetros de rede e a construção de uma estação de vácuo que irá permitir alargar o sistema a mais 430 habitantes do concelho de Montemor-o-Velho.
Em 2023, a ABMG aprovou, em Assembleia Geral, um orçamento no valor de mais de sete milhões de euros e um plano de investimento de cerca de nove milhões de euros, do qual constam investimentos com recurso a fundos próprios de 1,3 milhões de euros.

Investimentos em Montemor

No concelho de Montemor-o-Velho, os investimentos executados com fundos próprios são a remodelação geral da Estação Elevatória de saneamento da Rua Nossa Senhora do Pranto, em Pereira, remodelação de quadros elétricos de equipamentos de bombagem, reparação das centrífugas, compressores e outros equipamentos das ETAR de Arazede, Liceia e Portela; melhoria na rede de abastecimento de água que contribuiu para o aumento da eficiência hídrica e implementação do projeto piloto de definição de Zonas de Gestão e Pressão no sistema de Abastecimento de Água do Seixo e integração de telemetria.
O investimento foi também feito na eficiência energética, melhoria nos sistemas de desinfeção por cloro gás, monitorização de qualidade da água e substituição de condutas, válvulas e outros equipamentos em vários reservatórios.
Os trabalhos incluiram ainda a reparação da centrifuga e unidade combinada da ETAR de Verride, instalação de novo posto de transformação nas captações de Fonterma e reformulação do abastecimento elétrico, assim como a conclusão das captações de São Tiago e Abrunheira.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.