Jorge Veloso reeleito presidente da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE)

Posted by
Spread the love

Jorge Veloso, presidente da União de Freguesias de São Martinho e Ribeira de Frades, em Coimbra,  foi hoje reeleito presidente da Associação Nacional de Freguesias (Anafre), com 95,15% dos votos.

O autarca, com 70 anos de idade e reformado, tinha sido indicado pelo PS para encabeçar a lista única candidata ao conselho diretivo da Anafre, o partido que mais freguesias conquistou nas eleições autárquicas de setembro. Na votação realizada esta manhã, a lista única obteve 726 votos a favor e 37 votos em branco.

Tem uma carreira como autarca de freguesia com mais de 20 anos e é presidente da União de Freguesias de São Martinho e Ribeira de Frades, no município de Coimbra, desde a reorganização administrativa de 2013.«

Cerca de mil congressistas, representantes das 3.092 freguesias portuguesas, estiveram desde sexta-feira reunidos em Braga no XVIII Congresso da Anafre, que teve como lema “Freguesias 20/30 Valorizar Portugal”. Para este mandato, de 2022 a 2025, os eleitos terão como principais desafios a descentralização de competências, o acesso aos fundos europeus, a transição digital, a reversão das freguesias agregadas e o ressarcimento das despesas efetuadas no âmbito da pandemia de covid-19.

Em 2013, de acordo com o processo de fusão levado a cabo, Portugal reduziu 1.168 freguesias, de 4.260 para as atuais 3.092.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.