Freguesias e assembleias municipais cooperam

Spread the love

O dia de hoje marcou o início de uma nova era para a Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM) e Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), que se reuniram pela primeira vez. O encontro teve lugar na União das Freguesias de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades (UFSMBRF) e visou debater o poder local e a sua importância para a democracia em Portugal, refere a ANAM em nota de imprensa enviada ao DIÁRIO AS BEIRAS.

Os temas centrais da democracia local mereceram análise e debate, nomeadamente “a valorização dos presidentes de juntas de freguesia nas assembleias municipais, o papel das assembleias municipais e a necessidade de valorização e capacitação dos eleitos locais”, acrescenta o documento.

Para o presidente da ANAFRE, Jorge Veloso, que é também presidente da UFSMBRF, “esta reunião reveste-se de especial importância, porque estamos no início de um novo ciclo autárquico, com eleitos pela primeira vez, tanto a nível dos municípios como das freguesias”. Para além disso, continua, “queremos também estabelecer com a ANAM uma cordial relação, de colaboração estreita e democrática, tendo como objetivo uma eficaz e qualificada interligação, englobando, claro está, a capacitação dos eleitos”.

No seguimento deste encontro, foi apresentado o novo manual “Guia Prático das Assembleias Municipais”, que faz parte da coleção “Perguntas e Respostas-Direitos e Deveres”. Uma obra que surge de uma parceria entre a ANAM, o Centro de Valorização dos Eleitos Locais e Associação de Estudos e Direito Regional e Local.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.