Opinião: O mundo a semana passada – A GEOPOLÍTICA da semana

Posted by
Spread the love

 10 Maio – DOMINGO –  ABUJA  – A crise do petróleo, desencadeada pela baixa procura que fez com que o preço desta matéria prima descesse abruptamente, põe em risco o futuro da economia da Nigéria, o país mais populoso e maior produtor de crude de África. A economia nigeriana pode ficar à beira do colapso sem os meios financeiros provenientes do petróleo. Este problema atinge, também, Angola e a Argélia, entre outros países de menor produção em África.

11 Maio – SEGUNDA – CARACAS – A Venezuela está à beira duma tempestade perfeita, com os preços do petróleo em queda total e os cuidados de saúde do país em rutura, nomeadamente pelo Covid-19, e a braços com uma crise alimentar, ameaçando o controle do poder de Nicolás de Maduro. A administração do presidente dos EUA, Donald Trump, apoiou os esforços para dividir as forças armadas, conspirando junto do governo venezuelano e impondo sanções económicas ao país.

12 Maio –  TERÇA – LISBOA – Num fórum sobre que papel para a Europa no mundo, realizado na capital portuguesa, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva argumentou sobre a geopolítica europeia, que a mesma vive uma tensão entre duas visões para uma ordem mundial em competição: uma antiga, a Aliança Atlântica – OTAN, que liga a EU, Reino, os EUA e que Portugal integra e outra potencialmente emergente, uma ambição de Putin – a Eurásia.

13 Maio – QUARTA – MOSCOVO – A pandemia na Rússia, arruinou os planos políticos a Putin. O novo coronavírus SARS-CoV-2 continua a espalhar-se na Rússia e o país é já o terceiro maior foco do mundo. A evolução do número de casos de covid-19 na Rússia não dá sinais de abrandar. Em poucos dias, a Rússia tornou-se no terceiro maior foco mundial do novo coronavírus, com mais de 250 mil casos confirmados. Apenas Estados Unidos e Espanha superam estes números.

A olhar na próxima semana

Bruxelas – O governo ultraconservador de Viktor Orbán, na Hungria, continua o seu caminho antidemocracia. O Conselho Europeu continua a protegê-lo…

Luanda – Na crise do petróleo, Angola produz mais um diamante gigante ( 141 quilates). O governo de Lourenço reforça outras atividades…

Wuhan – As autoridades chinesas definiram um plano para testarem, em dez dias, toda a população da cidade – 11 milhões… novos casos têm surgido…

Brasília – Bolsonaro oferece cargos a investigados por corrupção para se livrar de acusações. O impeachment vai acontecer?

Estocolmo – Anders Tegnell, chefe da Agência de Saúde, projetou a política de saúde daquele país

Pode ler a opinião de Wander Carvalho e ver a infografia de “A GEOPOLÍTICA da semana” na edição digital e impressa do DIÁRIO AS BEIRAS

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.