Opinião: A GEOPOLÍTICA da semana – O mundo a semana passada

Posted by
Spread the love

22 Dez DOMINGO IDLIB Dezenas de milhares habitantes sírios, estão a fugir do norte da Síria, dirigindo-se para a fronteira turca. Fogem dos confrontos entre as forças sírias, de Bashar al-Assad, apoiadas pela aviação russa e os rebeldes resistentes naquela zona. O presidente da Turquia, Recep Erdogan, avisou que o seu país não tem capacidade para receber esta nova vaga de oitenta mil refugiados, avisando, também, que a acontecer, vai ter impacto nos países europeus.

23 Dez SEGUNDA RIAD Um tribunal saudita condenou cinco pessoas à morte pelo assassinato, no ano passado, do jornalista Jamal Khashoggi. Outras três pessoas foram condenadas com penas de 24 anos. Todos os suspeitos recorreram da decisão judicial. O príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, que assumiu, oportunamente, a responsabilidade pelo assassinato de Khashoggi, foi investigado, mas acabou por não ser condenado. Sempre negou qualquer envolvimento direto no homicídio.

24 Dez TERÇA SANTIAGO O Presidente chileno, Sebastian Piñera promulga a realização de referendo a 26 de abril de 2020 para rever a constituição chilena. O acordo histórico entre as forças de direita da atual coligação do presidente e os principais partidos da oposição foi celebrado a 15 de novembro. Pretende-se que esta revisão da constituição, herdada do tempo da ditadura de Augusto Pinochet, ponha termo às sistemáticas manifestações populares desde outubro passado.

25 Dez QUARTA UAGADUGU Um duplo ataque terrorista no norte do Burkina Faso, assassinou trinta e uma mulheres civis e sete soldados burquinenses, na localidade de Arbinda, tendo a ofensiva durado várias horas. A informação oficial foi prestada pelo próprio presidente Roch Kaboré, que decretou dois dias de luto nacional. Fontes da ONU, no terreno, informaram que estas ofensivas jihadistas já levaram à fuga de centenas de milhares de pessoas no Burkina Faso.

26 Dez QUINTA PRISTINA O novo Parlamento do Kosovo entra em funções, e na primeira sessão deve nomear formalmente um novo primeiro ministro. O líder do Movimento Autodeterminação, Albin Kurti, venceu as eleições em outubro e é o candidato a assumir a chefia do executivo. O outro partido mais votado é a Liga Democrática do Kosovo. Os Estados Unidos da América e a União Europeia encorajaram os dois partidos a chegarem a um acordo de governo e à divisão dos ministérios.

A acompanhar durante  a próxima semana

Telavive – Benjamin Netanyahu, em campanha nas eleições primárias, foi retirado de um comício em Ashkelon, após disparos de mísseis da Faixa de Gaza. como reagirão os militantes do Likoud?

Nova Déli – A nova lei da nacionalidade e o registo dos cidadãos são os mais recentes pomos de discórdia popular. Como o governo da Índia vai reagir?

Luanda – Com os preços do petróleo a cair, os indicadores do peso da dívida pública angolana devem manter-se bastante elevados, segundo o FMI.

Simferopol – Com a inauguração da linha ferroviária entre a Rússia e a Crimeia, Putin consolida, ainda mais, a anexação daquela península.

Moscovo – Alexei Navalny voltou a ser detido na sede do Fundação da Luta Contra a Corrupção. O Kremlin não se cansa de o perseguir!

Argel – A morte do general Ahmed Gaid Salah, homem forte na atual conjuntura, calará as manifestações populares, todos os dias, na Argélia?

Pode consultar o artigo de opinião e ver a respetiva infografia na edição em papel deste fim de semana, 28 e 29 de dezembro, do Diário As Beiras

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.