Opinião: A GEOPOLÍTICA da semana

Posted by
Spread the love

 

23 Dezembro – Domingo –  BRASÍLIA – A uma semana da tomada de posse de Jair Bolsonaro, um escândalo financeiro paira sobre o clã Bolsonaro (Bolsogate). O Caso em torno do desaparecido Fabrício Queiroz, motorista de Flávio, filho mais velho do presidente eleito e amigo de longa data do próprio Jair, gera uma série de perguntas, sem respostas até ao momento. A suspeita é do já conhecido mensalinho. O referido motorista foi apanhado pelo COAF, órgão de controlo financeiro, a movimentar quantias suspeitas de janeiro de 2016 a janeiro de 2017.

24 Dezembro – Segunda-feira- LISBOA –  No âmbito de parcerias internacionais, mais de 850 militares portugueses das forças armadas e GNR passaram o Natal em missões no estrangeiro e em situações reais de guerra, em África, América, Ásia e Europa. São denominadas Forças Nacionais Destacadas, em variadíssimas missões em 19 países e operam no âmbito da NATO, União Europeia e ONU, ao abrigo de acordos multilaterais ou bilaterais. Recentemente o Primeiro-ministro, António Costa, visitou o contingente português no Afeganistão.

25 Dezembro- Terça-feira- TÓQUIO – O Japão quer voltar a possuir porta-aviões. Segundo o primeiro-ministro Shinzo Abe, os dois maiores navios da marinha japonesa – o Izumo e o Kaga – serão adaptados aos caças furtivos F35-B (de descolagem curta e aterragem vertical), adquiridos aos EUA. Este desenvolvimento para um maior power militar, deve-se fundamentalmente às duas ameaças permanentes da Coreia do Norte e da China. As decisões de investimento do governo na marinha de guerra, mostram quais são as prioridades de defesa do Japão.

26 Dezembro- Quarta-feira- BAGDÁ – O Presidente dos EUA, Donald Trump, visitou as tropas americanas no Iraque, fazendo-se acompanhar de Melania Trump. O Presidente defendeu novamente a retirada da Síria. A visita ao Iraque acontece uma semana depois do presidente americano ter surpreendido os seus assessores de segurança nacional e ter anunciado a retirada das forças dos EUA da vizinha Síria. Uma decisão que levou à demissão do secretário de Defesa, Jim Mattis, e causou a estupefação das chancelarias ocidentais.

27 Dezembro –  Quinta-feira MOSCOVO –  Vladimir Putin garantiu que a Rússia está pronta para lançar um novo míssil nuclear hipersónico, que denominou “Avangard”. Numa reunião com o Governo, Putin informou que o país tem capacidade para lançar o seu primeiro regimento destas armas em 2019. O anúncio chegou depois de Putin supervisionar o um teste de pré-implantação do novo sistema de mísseis no sudoeste da Rússia. Segundo as autoridades russas é um míssil hipersónico invencível e é capaz de superar o escudo antimísseis norte-americano.

28 Dezembro – Sexta-feira- KINSHASA –  A República Democrática do Congo anunciou, pelo ministro congolês dos Negócios Estrangeiros, Bart Ouvry a expulsão do representante da missão diplomática da UE no país. A decisão tornou-se conhecida a poucos dias das eleições presidenciais de domingo. Emmanuel Ramazani Shadary foi designado pelo Presidente Kabila como candidato do partido no governo. Shadary é um dos visados pelas sanções da UE. Há 18 anos que Joseph Kabila governa o maior país da África subsariana, a República Democrática do Congo.

Pode consultar a infografia de “O mundo a semana passada – A GEOPOLÍTICA da semana”, na edição impressa deste fim de semana, 29 e 30 de dezembro, do Diário As Beiras 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.