Uma das portuguesas mais idosas faz hoje anos em Foz de Arouce

Posted by
Spread the love

Gabriela Correia faz hoje 106 anos. A família organiza uma festa que vai reunir muitos amigos e dois convidados especiais: o presidente e o vice-presidente da Câmara da Lousã.

A centenária anciã vive com a filha, Maria Manuela, e o genro, Álvaro Neves. Assim acontece desde que completou 100 anos, primeiro no Bairro Norton de Matos, em Coimbra, e agora em Foz de Arouce.

Filha de uma chefe dos Correios, sempre com o pai ausente – de quem não tem nenhuma recordação – cresceu em Midões, onde estudou até à 4.ª classe, mas aos 17 anos seguiu a mãe, que foi trabalhar para Coimbra. Casou e radicou-se em Tábuas, Miranda do Corvo. Viúva desde 1957 (vão lá seis décadas!), Gabriela Correia teve de “tomar as rédeas” dos assuntos da casa: uma mercearia com taberna em Tábuas, Miranda do Corvo, e ainda um negócio de cabedais para fornecer os muitos sapateiros das redondezas.

Manteve as portas abertas até à idade de 90 anos. Recorda, todavia, a dificuldade que foi ter que lidar com o euro, aquando da introdução da moeda em Portugal. Depois encerrou o comércio e viveu sozinha até aos 99 anos.

A filha, Maria Manuela, veio para Coimbra estudar. O filho, Carlos Manuel, acabou por tomar o lugar na condução dos negócios.
Hoje, em Foz de Arouce, na festa de aniversário, a partir das 17H30, lá estarão as famílias de ambos os filhos.

Com eles estarão também os autarcas Luís Antunes e Rui Lopes e também o presidente da Junta de Freguesia local, a que se juntam o provedor da Santa Casa da Misericórdia da Lousã, João da Franca, e o presidente da Associação de Futebol de Coimbra, Américo Santos.

2 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.