Escritora Hélia Correia vence Prémio Camões 2015

Posted by

helia correia

A escritora portuguesa Hélia Correia é a vencedora do Prémio Camões 2015, foi hoje, quarta-feira, anunciado no Rio de Janeiro, Brasil.

Hélia Correia, nascida em Lisboa em 1949, autora de romance, novela e conto, receberá um prémio monetário de 100 mil euros.

A escolha de Hélia Correia para a 27.ª edição do Prémio Camões foi por unanimidade e feita revelada numa reunião do júri, que contou com Rita Marnoto, professora na Universidade de Coimbra, Pedro Mexia, crítico literário e escritor, Inocência Mata, professora nas universidades de Lisboa e de Macau, e pelos escritores Affonso Romano de Sant’Anna, António Carlos Secchin e Mia Couto.

O Prémio Camões foi instituído por Portugal e pelo Brasil em 1989 como forma de reconhecer autores “cuja obra contribua para a projeção e reconhecimento da literatura de língua portuguesa em todo o mundo”, sustenta a organização.

O primeiro distinguido, em 1989, foi o escritor português Miguel Torga. Em 2014, o Prémio Camões foi atribuído ao historiador e ensaísta brasileiro Alberto da Costa e Silva.

O anterior autor português a receber o Prémio Camões foi Manuel António Pina, em 2011.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.