Os Jogos Europeus Universitários arrancam hoje, em Coimbra, para 15 dias dedicados a 13 modalidades, com mais de três mil atletas de 300 instituições de ensino superior europeias; entre eles meio milhar de competidores portugueses.
Hoje já há competição nas modalidades de andebol, voleibol, badmington e ténis de mesa.
A canoagem é a modalidade/novidade em relação aos Jogos de 2016, disputados em Zagreb e Rijeka, na Croácia. A canoagem “não tem tido presença contínua”, explica o secretário-geral do Comité Organizativo dos Jogos, Mário Santos, mas pode, neste contexto, ter “enorme potencial e dar oportunidade a muitos atletas”. Está presente, para competir no centro náutico de Montemor-o-Velho, o campeão olímpico em K4, o alemão Tom Liebscher.
Há ainda remo, futebol, futsal, judo, râguebi, ténis e ténis de mesa adaptado, sendo que, neste caso, o centro nevrálgico é o Estádio Universitário de Coimbra e outros equipamentos desportivos da cidade.
Na comitiva portuguesa, vários atletas apresentam currículo para se destacarem, como o futsalista Nilson, da Associação Académica da Universidade do Minho, que se sagrou campeão europeu por Portugal em 2017.
Os Jogos têm sido considerados o maior evento multidesportivo realizado em Portugal e têm espetáculo oficial de abertura marcado para amanhã, domingo. A cerimónia de abertura, com acesso condicionado, terá lugar às 21H00 no Pátio das Escolas da Universidade de Coimbra, com apresentação de Filomena Cautela e João Gabriel, contando com a presença do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.
Especial informação sobre os EUSA Games na edição impressa do DIÁRIO AS BEIRAS deste sábado, 14 de julho
One Comment