Opinião – Centrão entende-se… aterrorizado com Marinho Pinto

Posted by
Spread the love
Luís Santarino

Luís Santarino

A análise da situação política merecia “umas reflexões à moda antiga”! Mas vá lá. Hoje estou bem dispostinho…e “o que lá vai, lá vai”!

Vou assistir de cadeirão ao que poderá vir a ser a maior vergonha que Portugal passará nos próximos meses.

O Presidente da República é o maior derrotado nestas eleições Europeias. Como não tem um pingo de categoria – é assim que se diz vergonha em politicamente correcto? -, vai passar incólume entre os pingos da chuva!

Portugal acordou sob o síndrome Marinho e Pinto. Os comentadores das TV’s não se cansaram de lhe chamar populista, tão só, argumentam, porque “diz o que as pessoas querem ouvir”! E eu a pensar que isso era só para gente séria!

PS e PSD vão entender-se aterrorizados com o fenómeno Marinho Pinto!

Os mentirosos, os vigaristas, os aldrabões, cinzentos quanto baste, cuidadosos na fraseologia, mão leve no bolso – cuidado com as carteiras – e demagogos no discurso, esses sim, são os verdadeiros donos da política.

“Isto” vai acabar no bloco central. Até o Professor Marcelo, ontem, chegou a essa conclusão! O menino não tem nada que me plagiar. Dá direito a indemnização… e eu ando a precisar de “algum trocado”!

António José Seguro está na “corda bamba” em equilíbrio instável, a modos de circo; “cuidado Marlene, estás a trabalhar sem rede”!

Tenho para mim que o “negócio” vai ser duro. Costa candidato à Presidência da Répública e Sócrates Comissário Europeu? Ou só Costa e Sócrates não quer nada? E se nenhum quiser coisa nenhuma, mas Costa desejar ser candidato a Primeiro-Ministro? O PS no centro do mundo!

A Aliança Portugal vai chegar ao fim, ou a meses das eleições já não governa? PSD vai sozinho e tenta o Bloco Central, ou vai com o PP até ao inferno? A baronada mexe-se como a velocidade da luz!

A CDU é igual a si mesma. Como nada tem a perder, vai avançar com uma “Moção de Censura” para provocar a discussão. Estratégia “mais do que perfeita” para quem não anseia pelo poder, mas que o deseja condicionar.

Só não percebo; se não anseiam pelo poder, andam a divertir-se, ou a jogar ao “pónei contra pónei aí vai o pónei”?

O BE…ai o BE, desapareceu do mapa eleitoral. Nunca ninguém acreditou qual a sua mais-valia, tanto assim, que começam a fugir do barco a afundar. Tanta crítica, tanta maledicência, tentando convencer os incautos que “eles”eram, ou são “eles” a verdade! Lamento por muitos amigos aos quais reconheço seriedade intelectual.

Coimbra. A minha e nossa cidade. A mais inteligente e a mais crítica. Que não o concelho. Deu uma vitória expressiva à Aliança Portugal não se percebendo bem o motivo.

Onde vive a classe média prejudicada pelos cortes do governo, marimbou-se, e “aí vai disto”! Nas autárquicas tinha sido igual. Nada que seja grande admiração!

Nos “arrabaldes”como sói dizer-se, o Partido Socialista venceu de forma confortável.

Resta-nos esperar pelo desenvolvimento de novos capítulos. Podemos acordar um dia e estar a política partidária virada do avesso. Não me está a apetecer entrar na “caldeirada”…mas se tiver de ser, que seja! Faça-se a vontade.

Manda quem pode, obedece quem deve! Era assim… não era?

Agora todos percebemos, como é que este povo viveu em “paz de espírito” durante 48 anos de ditadura! A enorme vitória da extrema-direita vai ser a salvação da democracia e da Europa. O capital percebe que as ditaduras “não lhe dão lucro” e obrigará os democratas a terem juízo…mais juízo! Gamarem menos, diria eu! E assim, Portugal safou-se! ( 26-05-2014 )

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.